Museu do Ipiranga recebe concerto gratuito da Orquestra Brasil Jazz Sinfônica

Evento integra o programa Música no Museu, que receberá mais três apresentações da orquestra ao longo do ano; no repertório da primeira apresentação, compositores brasileiros do século 19, como Chiquinha Gonzaga, Joaquim Callado e Carlos Gomes

Foto: Nadja Kouchi – Acervo TVCultura

A Fundação Padre Anchieta e o Museu do Ipiranga se unem para promover um novo projeto cultural em São Paulo, o Música no Museu, com a Brasil Jazz Sinfônica. Em 2023, serão realizados quatro concertos gratuitos com a Orquestra, que trarão ao público diversos momentos da música popular brasileira.

Na estreia, no dia 20 de maio, a Brasil Jazz Sinfônica apresentará um repertório especial, focado na produção musical brasileira do período imperial, que inclui composições do Padre José Maurício – músico influente da corte real portuguesa, que veio para o Brasil em 1808 -, de Carlos Gomes, Joaquim Antonio Callado e Chiquinha Gonzaga. O concerto terá regência do maestro João Maurício Galindo, e integra a programação da 21ª Semana Nacional de Museus.

Os próximos concertos da Brasil Jazz Sinfônica no Museu do Ipiranga ocorrerão nos dias 8 de julho, 23 de setembro e 25 de novembro. A capacidade do auditório do Museu é de 200 lugares. Os ingressos são gratuitos e limitados, e devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do Museu. Cada pessoa terá direito a retirar um convite.

Segundo Fábio Chateaubriand Borba, diretor executivo da Brasil Jazz Sinfônica, a parceria tem o objetivo de levar a orquestra à novos palcos, além de proporcionar ações educativas para o público sobre a origem da música popular brasileira. “O primeiro registro que se tem da música genuinamente brasileira é no início do século XIX, no império, e a Orquestra Brasil Jazz Sinfônica, com o compromisso de iniciar um programa de educação musical em parceria com o Museu do Ipiranga, vai apresentar e revelar, de forma inédita, esse repertório de músicas do império brasileiro”.

Borba ainda destaca que essa é uma ação inédita. “Não há nenhuma orquestra que tenha executado esse repertório e fazer isso dentro do Museu do Ipiranga, esse espaço que coleciona um acervo dedicado a um importante capítulo da nossa história, será uma grande experiência para a Brasil Jazz Sinfônica”.

A apresentação faz parte do programa Música no Museu, em que estão previstas quatro apresentações musicais, com curadoria específica e relacionada às temáticas das exposições do Museu. “Queremos ampliar a programação cultural do Museu. E essa é uma parceria muito rica nesse sentido. Com essa série de concertos, fomentamos o diálogo entre as linhas de pesquisa curatorial do Museu e outras linguagens. Ainda teremos muitas atividades neste sentido ao longo de 2023”, comenta Rosaria Ono, diretora do Museu do Ipiranga.

A parceria entre o Museu e a Brasil Jazz Sinfônica foi firmada em dezembro no ano passado, por meio de um convênio com a Fundação Padre Anchieta. O convênio também prevê exibições especiais e comentadas da minissérie IndependênciaS, da TV Cultura, dirigida por Luiz Fernando Carvalho.

SERVIÇO

Música no Museu apresenta: Brasil Jazz Sinfônica

20 de maio, sábado, às 16h

Entrada gratuita — distribuição de ingressos 1h antes do espetáculo

Capacidade: 200 lugares

Duração: aproximadamente 1h30

Classificação indicativa: Livre

Museu do Ipiranga

Terça-feira a domingo, das 11h às 17h

Rua dos Patriotas, nº 20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.