Central Municipal de Indicadores de Santana de Parnaíba é ferramenta fundamental para políticas públicas da cidade

Baseada em power B.I., a central da cidade de Santana de Parnaíba monitora em tempo real dados das áreas de saúde, educação, trânsito, finanças, segurança, entre outras

Como uma das ferramentas para manter a qualidade dos serviços ofertados aos cidadãos parnaibanos, a administração municipal de Santana de Parnaíba utiliza a Central Municipal de Indicadores, para monitorar em tempo real os mais variados dados de diferentes áreas da gestão pública.

 Em funcionamento desde 2019, a princípio com os dados de saúde, a central de monitoramento utiliza de Power B.I. para fazer o cruzamentos de dados e ter um diagnóstico preciso da gestão pública, possibilitando uma tomada de decisões assertiva e até mesmo se antecipar a possíveis problemas.

 Localizada ao lado do gabinete do prefeito, a central é acompanhada por uma equipe de profissionais de diferentes áreas, que monitoram os dados de áreas como: Saúde, Segurança, Trânsito, Educação, Finanças, Defesa Civil, entre outros.

 Com o sistema de B.I. é possível, por exemplo, acompanhar na área da segurança dados como: o histórico de índices criminais, dados da violência doméstica, e a produtividade da Guarda Municipal na recuperação de veículos furtados e/ou roubados.

 Na saúde é possível visualizar a incidência de patologias como: dengue, diabetes, hipertensão, entre outras, sendo possível ainda identificar a situação dos casos por região. Também é possível identificar a necessidade de médicos por unidade, dados da primeira infância, as filas de atendimento por especialidade médica e outras informações que permitem um diagnóstico preciso das áreas de saúde. 

Para a educação, o sistema possibilita o acompanhamento da frequência dos alunos, evolução dos indicadores educacionais, demanda por vagas, grau de alfabetização dos alunos, metas do IDEB, disponibilidade de professores.

 Além disso, é possível verificar a condição do trânsito nas vias do município, como a incidência de acidentes por região, métricas do transporte público e, por meio da parceria com o Waze For Cities, a equipe especializada acompanha os reportes de acidentes, buracos na via, o que ainda facilita a resolução de problemas relativos à sinalização viária. 

Entre outras possibilidades com o sistema, a administração ainda tem os informes relativos às questões de tempo enviadas pela Defesa Civil do Estado, avaliar e comparar os níveis de chuva por região e desta maneira prevenir situações de risco aos munícipes. 

Vale lembrar, que com parte dos sistemas, utilizando o cruzamento de dados, ainda é possível fazer o georreferenciamento, permitindo identificar a condição de determinada área da gestão municipal por localização. Somado a tudo isso, a central ainda tem a disposição o acesso às câmeras de monitoramento pela cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.