Defesa Civil de Barueri se destaca no lançamento da campanha São Paulo sem Fogo

Na última quarta-feira, dia 7, o governo do Estado de São Paulo lançou a campanha “São Paulo sem Fogo”, que tem como objetivo diminuir os focos de incêndios florestais e queimadas que têm um pico nesta época do ano por conta da estiagem e da falta de conscientização da população, que ainda tem o hábito de soltar balões, de lançar bitucas de cigarro no mato seco e de jogar lixo em locais inapropriados.

Representantes da Defesa Civil de vários municípios da Grande São Paulo e do interior estiveram no auditório do Palácio dos Bandeirantes. Além do governador Tarcísio de Freitas, compareceram o coronel Henguel Ricardo Pereira, coordenador estadual de Defesa Civil; Natália Resende, secretária do Meio Ambiente; Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública; Arthur Lima, chefe da Casa Militar, e Gilmaci Santos, presidente em exercício da Assembleia Legislativa.

Barueri compareceu com uma expressiva delegação reforçada por dezenas de adolescentes uniformizados integrantes do programa “Multiplicadores de Proteção e Defesa Civil”. Eles foram citados por diversas autoridades que fizeram uso da palavra. “Recebemos um convite da Casa Militar. O governo estadual reconhece nosso trabalho de educação e prevenção nas escolas e a boa colocação que Barueri possui no Programa Município Verde Azul. É um orgulho possuir esse destaque entre os 645 municípios do Estado”, revela Roberto Lago, coordenador da Defesa Civil de Barueri.

O governador citou os números de ocorrências de períodos anteriores e anunciou todos os esforços de investimentos em recursos humanos e equipamentos anti-incêndio para combater os focos de incêndio. Numa clara alusão a Barueri ele declarou: “nada como ter jovens engajados para alertar os adultos imprudentes”.

São Paulo sem Fogo
É uma campanha do governo do Estado de São Paulo que visa combater as queimadas e incêndios florestais através da conscientização da população e do investimento em equipamentos anti-incêndio (viaturas, drones etc.) e na utilização das forças de segurança.

O governo informa que está investindo R$ 97.000.000,00 em limpeza de áreas marginais de rodovias, ampliação do uso de tecnologia de boletins meteorológicos e monitoramento via satélite. Para isso, envolve diversos órgãos estaduais (Polícia Militar, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Cetesb, Secretaria de Agricultura etc.).

Sobre os agentes multiplicadores
Desde 2014 Barueri formou 1.280 agentes multiplicadores de proteção e defesa civil em escolas da rede municipal inserindo conteúdos para aumentar a percepção dos estudantes com informações e cuidados que devem ser tomados na prevenção de desastres. Nessa turma, o programa tem 150 agentes-mirins de cinco unidades escolares.

A formação, que dura seis meses, aborda 18 temas em conjunto com várias Secretarias municipais (noções de primeiros socorros, combate a incêndios, prevenção ao uso de drogas, gravidez na adolescência, problemas relacionados ao lixo etc.). Haverá três outras atividades externas além dessa visita ao Palácio dos Bandeirantes. Não se tem notícia de um projeto semelhante em qualquer município do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.