Marcos Pontes recebe homenagem da Câmara de Osasco

História do primeiro astronauta brasileiro mostra que persistir nos sonhos vale a pena

Uma vida marcada por muita dedicação, superação e persistência. Assim pode ser resumida a história do hoje senador Marcos Pontes (PL), que saiu do interior de São Paulo para se tornar o primeiro astronauta brasileiro.

A trajetória de Pontes, que hoje é senador pelo estado de São Paulo, foi reconhecida em uma solenidade realizada na noite do último dia 16, na sede da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Osasco (AEAO).

Pontes recebeu da Câmara Municipal de Osasco a Medalha Antônio Raposo Tavares e o Diploma Cidade de Osasco – honrarias que reconhecem o espírito desbravador de pessoas que trabalham pelo município.

A iniciativa foi do deputado estadual Rogério Santos (MDB), que ainda era vereador quando apresentou o Projeto de Decreto Legislativo que deu origem à homenagem.

A solenidade aconteceu por iniciativa do vereador Josias da Juco (PSD), que solicitou a realização do evento e presidiu a Mesa Diretora dos trabalhos.

Já a vereadora Ana Paula Rossi (PL) foi a responsável pelos trabalhos de secretaria da Mesa, que também foi composta pelo deputado Rogério Santos; pela vice-prefeita de Osasco, Ana Maria Rossi (PL); pelo presidente da AEAO, Leandro Fogaça; e pelo homenageado.

Também participaram da solenidade os vereadores Délbio Teruel (União Brasil) e José Carlos Santa Maria (Patriota), o ex-prefeito e ex-deputado Francisco Rossi, o ex-vereador e ex-deputado Sebastião Bognar, além de vereadores das cidades paulistas de Barueri, Jurumirim e Alumínio, bem como autoridades civis e militares.

A solenidade

Um vídeo contando a história de Marcos Pontes abriu a solenidade e mostrou que persistir nos sonhos vale a pena. Pontes nasceu na cidade de Bauru e, com muito esforço, estudo e dedicação, conseguiu entrar na Força Aérea Brasileira. Depois, foi mirando novos desafios, como ingressar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), até se tornar o primeiro astronauta brasileiro, no início dos anos 2000.

Pontes continuou perseguindo novos desafios e, após 20 anos na National Aeronautics and Space Administration (Nasa), assumiu no Brasil o Ministério de Ciência e Tecnologia (2019-2022) e, em seguida, elegeu-se o senador mais votado das últimas eleições, com 10,7 milhões de votos.

O vereador Josias da Juco lembrou que o projeto que propôs a homenagem ao senador Marcos Pontes, em 2022, teve aprovação da Câmara e agradeceu os vereadores pelo apoio.

Antes da entrega da homenagem, as autoridades usaram a Tribuna para enfatizar as qualidades de Pontes.

“O senhor é uma pessoa admirada por todos pelo seu desempenho. Não poderia deixar de estar aqui homenageando uma pessoa tão querida”, destacou a vice-prefeita Ana Maria Rossi.

Leandro Fogaça agradeceu à organização do evento pela escolha da sede da AEAO e lembrou que a casa da engenharia de Osasco recebia, naquele momento, um engenheiro honrado. “É muito importante tudo o que ele fez como representativo no nosso país”.

Os militares destacaram a humildade e o espírito desbravador de Pontes. O comandante do 2º Batalhão de Polícia do Exército, coronel Pedro Cardoso da Cunha Neto, lembrou a participação do senador em uma cerimônia de entrega de boina aos soldados da guarnição. “O senador entregou a boina de forma tão singela e humilde para o soldado de Osasco que transformou a vida daquela família”.

Já o comandante do 4º Batalhão de Infantaria Mecanizada, tenente-coronel William Rodrigues Ochsendorf e Souza, lembrou a figura de Raposo Tavares, que dá nome à homenagem e à guarnição que comanda. “Para mim é uma honra estar aqui. Receba, em nome de todos os nossos integrantes, os nossos parabéns”, frisou.

A dedicação e persistência de Pontes também foram as qualidades do homenageado mais lembradas. “A coisa mais linda que tem é a pessoa não perder a capacidade de sonhar. As pessoas precisam de mais exemplos como esse”, disse Ana Paula Rossi.

“A cidade de Osasco se sente honrada em receber vossa excelência para entregar essa honraria”, disse o proponente Rogério Santos.

O deputado destacou o exemplo de Pontes, a quem se referiu como “um menino de Bauru que, desde a infância, sonhou em voar”. O parlamentar enfatizou o apoio dos pais e da família para a concretização desse sonho, assim como de seus formadores.

Após a entrega da honraria, Marcos Pontes usou a tribuna por quase 40 minutos e contou sua trajetória de lutas e glórias. A lição que o astronauta deixou para todos é que vale a pena insistir em um sonho e citou o que sempre ouvia de sua mãe, dona Zuleika: “Você pode ser tudo na vida. Desde que estude, trabalhe, persista e sempre faça mais do que esperam de você”.

Pontes também destacou a importância das novas gerações e a sua disponibilidade em abrir espaço para que os jovens exerçam suas potencialidades. “A gente pode e deve fazer o que for possível para defender o nosso país. Um começo bom é poder ajudar as gerações, ensinar valores”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.