Estudo da USP evidencia Santana de Parnaíba como a melhor cidade em longevidade

Realizado pelo Núcleo de Estudos das Cidades (NEC), a pesquisa foi divulgada no final de abril, faz a análise de vários indicadores da gestão pública e contou com a participação de professores da USP, UFSCar e Fatec

Entre os resultados apontados pela “Comparação do Nível de Desenvolvimento dos Municípios Paulistas de Maior Porte”, desenvolvido pelo Núcleo de Estudos das Cidades (NEC), Santana de Parnaíba aparece em destaque quando o assunto é Longevidade.

 Na pesquisa divulgada no final de abril, que contou com a participação de professores da USP, UFSCar e Fatec, o município aparece na primeira colocação entre os municípios de 100 a 200 mil habitantes no indicador de longevidade, com nota máxima.

O dado utilizado levou em consideração o Índice Paulista de Responsabilidade Social (IRPS) com as médias divulgadas nos anos de 2016 e 2018, que é composto pela combinação das quatro taxas de mortalidade relativas às seguintes faixas etárias: perinatal (crianças de 0 a 6 dias), infantil (de zero a um ano), pessoas de 15 a 39, e pessoas de 60 a 69. 

Os resultados se devem principalmente aos investimentos realizados para o bem-estar e qualidade de vida dos moradores com o cuidado integral, que vai desde os bebês, ainda na barriga das mamães, até os idosos.

 Entre os investimentos do município está o trabalho de acompanhamento pré-natal, que começa já nos primeiros dias de vida do bebê com os programas Mãe Parnaibana, Gestante Saudável e Bebê Passo a Passo, que entre outras coisas oferecem pré-natal de qualidade, palestras de orientação, consultas rotineiras aos recém-nascidos e kit enxoval composto por mais de 30 itens.

 Além disso, o munícipe da cidade conta com um sistema educacional 100% municipalizado, que garante que as crianças do município tenham total assistência para a um ensino de qualidade como uniformes escolares, kits de material escolar, material didático de qualidade e estruturas adequadas a facilitação do conhecimento.

 Outra política pública adotada na cidade são os investimentos na área da saúde, que nos últimos anos ganhou mais de 25 novas unidades, entre as quais estão as unidades básicas de saúde nos bairros mais afastados do município, mas o investimento nessa área começa na prevenção com a política de construção de parques nas macrorregiões do município, que permitem com que os moradores pratiquem exercícios físicos e tenham hábitos mais saudáveis, prevenindo o surgimento de doenças.

 Já para o público da terceira idade, o município desenvolve o trabalho com o Centro de Convivência da Terceira Idade, onde os idosos do município realizam atividades físicas e lúdicas que proporcionam alegria e qualidade de vida para os idosos do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.