Apenas 38,1% da população de Cotia tomaram a dose bivalente contra a Covid-19

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, apenas 38,1% da população de Cotia elegível para receber a dose bivalente da vacina contra a Covid-19 voltaram à Unidade Básica de Saúde (UBS) para se imunizar. A vacina está disponível para todas as pessoas com idade a partir de 18 anos que tenham tomado pelo menos duas doses de imunizante contra a doença, ou uma dose da Janssen, há um intervalo de pelo menos quatro meses. Para se proteger basta comparecer à UBS mais próxima com documento de identificação oficial e comprovante de vacinação das doses anteriores (físico ou digital).

A vacina bivalente protege contra a variante ômicron e suas subvariantes: BA.1 ou BA.4-5. “A Secretaria de Saúde tem feito uma grande mobilização para atender as pessoas: ações aos fins de semana, horários estendidos em UBSs e vacinações extramuros. O ideal é chegarmos à marca de 95% das pessoas imunizadas”, comentou Magno Sauter, Secretário de Saúde de Cotia.

Apesar de ainda estar bem abaixo do ideal, a maior cobertura com a bivalente está entre os idosos (60+): 62,18% deste público recebeu esta dose da vacina, já entre os adultos de 18+ a cobertura está em apenas 14,02% com a bivalente. “Temos quase 86% dos adultos elegíveis sem o reforço, e quase 38% dos idosos. A vacina tem nos permitido avanços significativos no número de casos agravados e óbitos, mas devemos nos proteger mais”, destacou Sauter.

Sala de vacina até as 20h

Até o dia 31 de julho, a Secretaria de Saúde ampliou o horário de funcionamento das salas de vacinas das UBSs Atalaia, Portão e Caucaia do Alto que estão abertas até as 20h. A UBS Atalaia tem horário estendido às segundas e quartas-feiras, a UBS Portão e,a UBS Caucaia do Alto, às quintas-feiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.