Grandes palestras marcam Fórum de Relações Familiares em Barueri

Na tarde de sexta-feira, dia 11, ocorreu o encerramento do “Fórum Famílias – Reflexões sobre o Fortalecimento das Relações Familiares” no auditório do Parque da Maturidade. Ricardo Caiaffa, secretário-adjunto da Família, orador do evento, entregou a palavra ao secretário Sílvio Macedo, que deu as boas-vindas a todos os participantes.

A apresentação da coreografia “Africanidades”, em que dez frequentadores (oito mulheres) do Parque Maturidade ensaia desde o início do ano, recebeu muitos aplausos dos frequentadores, inclusive do psicanalista Welliton Costa, cuja ex-professora de educação física Stael Santana, faz parte do grupo.

Palestras
Com o tema “O Impacto das Palavras no Convívio Familiar”, Welliton explicou o poder que muitas palavras e expressões têm para baixar a autoestima das pessoas. Ele explicou a origem etimológica de vários termos e o mau uso incorporado pelas pessoas através dos tempos e também comprovou cientificamente o efeito negativo dessas expressões até no reino vegetal.

“A partir de agora vou repensar muitas palavras que eu costumo dizer”, revelou Antônio Moraes, o segundo palestrante, que abordou o tema “Superar Desafios Familiares com Resiliência”, sobre lutar incansavelmente para melhorar o relacionamento familiar. Ele, que é formado em Marketing e faz parte das Pastorais da Família e da Sobriedade, da Diocese de Osasco, tem o programa semanal de rádio “Sobriedade Só por Hoje”, transmitido pelas redes sociais.

Marcelo Couto, secretário da Família de Osasco, o último palestrante, abordou “Estratégias para o Relacionamento Familiar”. Ele enalteceu a importância do engajamento de todos na integração familiar e os altos custos para a família e para a sociedade quando ela não ocorre. Couto é cientista social e ex-diretor da Secretaria Nacional da Família.

Antes do encerramento, algumas servidoras da Secretaria da Família mostraram seus talentos interpretando situações de relacionamento interpessoal em que simples mudanças de atitudes podem contribuir para um relacionamento extremamente harmonioso.

Um grande evento
“O Fórum de reflexões sobre fortalecimento das relações familiares foi uma tarde de aprendizados, troca de experiências conscientização com questões importantes, como por exemplo o impacto das palavras no convívio familiar, realidades e desafios das famílias hoje e estratégias para o fortalecimento familiar. Fiquei feliz com a participação, pudemos apresentar trabalhos desenvolvidos pela Sefam nesses dois anos e meio e também o quanto podemos avançar fortalecendo mais famílias baruerienses”, declarou o secretário da Sefam, Silvio Macedo.

Na próxima quarta-feira, dia 16, às 16h, haverá uma live pelo Facebook da Sefam proferida por Ronaldo Campos, presidente da Comunidade Terapêutica Filhos da Luz. O tema será “Família e Valores”. Campos é cirurgião-dentista e especialista em recuperação de alcoólatras e dependentes químicos. ACESSE AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.