Barueri reinaugura Estação Cultural do Jardim Paulista com mais de mil vagas

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), está transformando as bibliotecas municipais em importantes ambientes de artes e cultura, visando melhor atender os moradores em seus respectivos bairros. No sábado, 19, foi reinaugurada a Estação Cultural do Jardim Paulista “Benedito Franco”, na avenida Itu, 300, ao lado do Hospital de Retaguarda, após reforma completa empreendida pela Secretaria de Obras.

O evento teve atrações como o DJ Brazza, diversão para as crianças em pula-pula, distribuição de algodão doce e fala de autoridades. O descerramento de placa foi feito pelo prefeito Rubens Furlan, o secretário de Obras Beto Piteri e o secretário de Cultura e Turismo Jean Gaspar, acompanhados por vereadores, outras autoridades e público em geral.

Ambientes propícios à criatividade
A Estação Cultural do Jardim Paulista conta com ambientes como recepção, salas de dança, cantinho da leitura, espaço de informática, salas de teatro e artes visuais. Em funcionamento desde o dia 24 julho deste ano, o equipamento já atende quase 800 alunos e está criando mais 300 vagas.

Totalmente reformado, o prédio recebeu obras de pintura, troca de piso, revisão de elétrica, cobertura e hidráulica. Tem dois pavimentos em terreno de 1.157 m² com 720 m² de área construída, sendo um piso com nível para a avenida Marginal Esquerda e o outro onde fica a entrada da Estação Cultural pela avenida Itu.

Ao lado do prédio, Eric Reis, Tiago Souza, Jamildo dos Santos e Daniel da Matta (artistas credenciados à Secult), criaram um mural colorido em grafite com desenhos instagramáveis nas paredes da rampa de acesso de uma via para a outra retratando a música, dança e teatro. 

O secretário de Obras, Beto Piteri, reforça que as bibliotecas foram transformadas em estações culturais no sentido de atender melhor as pessoas. “Nossa função pública é servir. Ficamos felizes em poder proporcionar atividades para crianças, jovens e adultos.  A Estação Cultural é um programa que estamos fazendo nos bairros, porque a cultura da cidade está em pleno desenvolvimento, avançando muito. Estão acontecendo coisas bonitas nesses equipamentos e na Praça das Artes. Por isso, estamos investindo para que as famílias participem deste momento cultural tão importante de Barueri”.

Jean Gaspar, secretário de Cultura e Turismo, enfatiza que os espaços são locais onde os filhos, as famílias podem fazer aulas de arte e cultura. “Esse é um trabalho relevante que a cultura vem fazendo na cidade para as futuras gerações. Estamos só no início, os frutos veremos lá no futuro”, declarou.

A gestora da Estação Cultural do Jardim Paulista, Janete Bezerra Cavalcante, conta que já previa o sucesso do programa. “Fico muito feliz em morar no bairro e atender a comunidade através da cultura nos bairros. É uma das melhores coisas que a Prefeitura de Barueri faz pelas pessoas. Os moradores estão gostando muito. Outro dia um pai disse que a filha dele, que faz teatro, é outra pessoa. Estamos trabalhando para fazer o melhor”, comentou Janete. 

Apoio às crianças 
Morador do Jardim Paulista, Edmar Cássio Pires, prestigiou o evento com as filhas Luiza e Helena. Ambas fazem ballet e, com outras crianças, representaram os demais participantes dos cursos da Estação Cultural do Jardim Paulista. “É muito gratificante esse programa. Um espaço fundamental. Como disse o prefeito Furlan, as crianças chegam da escola e ficam em casa sem ter o que fazer. Às vezes vendo vídeos, assistindo coisas impróprias no Youtube. Os pais precisam ficar atentos e terem apoio do Estado. É isso que Barueri está fazendo com essa iniciativa muito boa. Só tenho a agradecer”, comentou o munícipe.

Dança, música e teatro
A Estação Cultural do Jardim Paulista oferece aos participantes oportunidades como aulas de teatro, cavaquinho, violão popular, teclado, viola caipira, dança de salão, ballet infantil, baby ballet, jazz kids, jazz infantil, jazz básico, jazz adulto, zumba, street dance, break, tricô e crochê, macramê, bordado artístico e pintura ateliê.

Para saber a disponibilidade de vagas e como participar das atividades, os interessados poderão se dirigir à Estação Cultural ou ligar no telefone (11) 4194-6015. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.