Com mais turmas, o ‘Guardião Ambiental Mirim’ ensina sobre preservação do meio ambiente

Está em andamento mais uma edição do Projeto ‘Guardião Ambiental Mirim’, realizado pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de Cotia com o apoio da Secretaria de Educação. Na edição do segundo semestre, participam alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de duas escolas municipais: EM José Roberto Baraúna Filho, no Jardim Colibri, e EM Benedicta Vaz Pedroso de Albuquerque, no bairro dos Pereiras.

O projeto leva informações sobre o meio ambiente, biodiversidade, consumo consciente, biomas do Brasil, reciclagem, sustentabilidade, animais silvestres e domésticos, crimes ambientais, desmatamento, entre outros, com o objetivo de conscientizar os participantes sobre a importância da preservação dos recursos naturais e atitudes corretas em relação aos resíduos gerados pelo homem.

“Neste semestre, o projeto está em duas escolas e sendo aplicado para turmas do período da manhã e da tarde, em cada uma das unidades escolares. Acreditamos na educação e quanto mais guardiões ambientais conseguirmos formar melhor para o futuro do meio ambiente”, disse Agnaldo Gomes, Secretário do Verde e do Meio Ambiente.

Os alunos participam do curso dentro do período de aula, em encontros semanais com duração de 50 minutos, totalizando nove aulas. Ao final, os alunos fazem uma avaliação para testar o conhecimento sobre o conteúdo aplicado e recebem um certificado de “Guardião Ambiental Mirim”.

Durante as aulas, os alunos também conhecem mais sobre os projetos ambientais realizados pela Prefeitura e são convidados a apoiar, divulgar e se engajar com as ações. Entre eles, o programa ‘Sucata Digital’ que recolhe o chamado lixo eletrônico (celulares, computadores, notebooks, carregadores e outros) e destina para a Cooperativa Coopernova Cotia Recicla.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.