“Museu do Ipiranga em Festa” celebra um ano de reabertura do Museu com atividades gratuitas

Na próxima quinta-feira, no feriado do dia 7 de setembro, acontece a nova edição do Museu do Ipiranga em Festa, ação realizada pela USP e o Sesc SP desde 2017 com o intuito de dar visibilidade ao Museu do Ipiranga para que o Edifício-Monumento fosse restaurado e reinaugurado no bicentenário da independência.
 

A edição deste ano é diferente, pois é a primeira que celebra o museu aberto, restaurado, acessível e disposto a estabelecer diálogos com múltiplas narrativas. Desta vez o público poderá realizar uma visitação gratuita pelas exposições Uma História do BrasilPara Entender o Museu e Passados Imaginados. 


A visitação em percurso promove reflexões sobre a história nacional e oferece, no salão nobre, uma mediação do quadro de Pedro Américo, Independência ou Morte!. As visitas contam ainda com recursos de audiodescrição, mediante empréstimo de audioguias e de legendas para a comunidade surda.


Na área externa, às 10h, o CORALUSP se apresenta na escadaria da esplanada, abrindo as atividades que serão oferecidas nos terraços laterais do Jardim Francês, com jogos e vivências com material de mediação desenvolvido pela equipe do núcleo educativo do Museu.


Além disso, em parceria com a Secretaria Municipal do Turismo, estão programados roteiros de visitação dentro do parque da Independência. As atividades dispõem de intérpretes de Libras e o CORALUSP conta com audiodescrição.


Ainda nos terraços laterais, ocorrem 8 oficinas, que passam por desenho, roda de bordado, bonecas de papel, criação de monstros e autômatos de madeira, além de contações de histórias afro-indígenas. Os visitantes também vão poder experimentar malabarismos com claves, bolinhas e bambolês.


Às 16h, para encerrar o Museu do Ipiranga em Festa, uma intervenção dos Pankararu de Real Parque, povo originário de Pernambuco, mas que residem em São Paulo, apresenta aos visitantes o Toré, uma dança ritualística em que os Pankararu retribuição aos encantados, entidades que protegem o grupo.


A programação completa está disponível no site do Museu do Ipiranga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.