Barueri conquista o 1ª lugar em Economia e o 6ª no ranking geral do Connected Smart Cities

Barueri se destacou na 9ª edição do Connected Smart Cities (CSC) ao conquistar o 1º lugar na categoria Economia e a 6ª colocação no ranking geral das cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. O evento, realizado no dia 4 de setembro no Centro de Convenções Frei Caneca, na Capital paulista, reuniu representantes dos 656 municípios incluídos no estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, envolvendo empresas, entidades e governos em uma plataforma com o intuito de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento.

Na categoria Economia, Barueri liderou o 1º lugar em relação às cidades premiadas nos 11 eixos temáticos abordados, englobando 14 indicadores relativos ao crescimento econômico de diferentes setores relevantes à cidade (no sentido inteligente), renda da população, a sustentabilidade econômica do município, origem da receita e proporção do número de empregos disponíveis.

“Essa premiação é um incentivo para a nossa cidade, mas especialmente aos nossos colaboradores, que no dia a dia atuam nos serviços municipais, e aos empreendedores, por acreditarem em Barueri assim como acreditamos neles. Esse prêmio nos estimula a aprimorar as nossas políticas públicas e verificarmos onde podemos melhorar para beneficiar ainda mais a nossa população”, disse o secretário de Saúde, Milton Monti, ao receber as premiações e representar a cidade que também se classificou em 6º lugar na categoria Saúde e em 11º lugar no eixo Educação.

“É muito representativo receber esses prêmios porque é um reflexo do trabalho que vem sendo desenvolvido em Barueri. Nossos administradores estão sempre à frente, colocam a eficiência no serviço público, além de aumentar e incentivar as oportunidades das empresas se instalarem e permanecerem na cidade, oferecendo toda infraestrutura e segurança”, complementou o secretário de Finanças, Gustavo César, também presente na entrega.

Mais prêmios
No Ranking Geral, Barueri é a 6ª cidade mais inteligente e conectada do Brasil com 35,477 pontos. Nas primeiras colocações estão: 1º Florianópolis (SC), 2º Curitiba (PR), 3º São Paulo (SP), 4º Belo Horizonte (MG) e 5º Niterói (RJ).

Na Região Sudeste, Barueri ocupa a 4ª colocação, ficando atrás apenas de São Paulo (1ª), Belo Horizonte (2ª) e Niterói (3ª). E na classificação por porte, entre 100 mil a 500 mil habitantes, Barueri ficou em 2º lugar, atrás apenas de Niterói (RJ).

Na ocasião também houve a entrega do prêmio para Barueri pelo 1º lugar no “Ranking de Cidades Inovadoras e Sustentáveis” 2023, da região Sudeste, desenvolvido pela plataforma on-line Bright Cities, em abril deste ano.

Metodologia
Nesta edição foram mapeados 656 municípios que nos 74 indicadores, em 11 eixos temáticos, atestaram os serviços inteligentes referentes à Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Tecnologia e Inovação, Economia, Educação, Saúde, Segurança, Empreendedorismo, Governança e Energia. Os resultados estão divididos de acordo com a posição geral, eixo temático, recorte regional e faixa populacional das cidades brasileiras: com mais de 500 mil habitantes, com 100 a 500 mil habitantes e municípios com 50 a 100 mil habitantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.