Neste domingo tem Parada do Orgulho LGBT+ em Osasco
Evento será realizado em 17 de setembro; conheça o trajeto, as atrações confirmadas e nossas causas.
É com orgulho que trazemos a 6ª Parada do Orgulho LGBT+ as ruas de Osasco dia 17/09 (domingo) no centro da cidade, ao lado do bicicletário da estação de trem!
A concentração da Parada Oz será no Largo de Osasco a partir do meio dia e vai privilegiar os artistas e comerciantes locais. A parada segue pelo seguinte trajeto:
*Terminal Largo de Osasco / AV João Batista / Rua Tenente Avelar Píres de Azevedo / AV Mal Rondon / Rua Antônio Agú / AV dos Autonomistas (entrando no Habib’s – Drogasil – McDonald’s – Telefônica/Telesp – Gatti Veículos – Shell – Museu Dimitri – MercadoCar – seguindo até Praça das Bandeiras) / Acesso Praça 31 de Março / Rua Professor Luis Eulálio de Bueno Vidigal (Rua da Estação) / AV Marechal Rondon, encerramento*
A 6ª edição da Parada LGBTQIA+ de Osasco (ParadaOz) é organizada pelo Coletivo ParadaOz que tem em sua atual coordenação nomes como Alessandra Souza (ATTO), Antônio F Silva (Apeoesp), Dafny Delano (Miss Osasco Gay), Drag Tiffany (Madrinha da Parada 2023), Gabriel (CAD), Genivaldo de José (Jegue’s Bar), Monica Tresso (AtivOz), Higor Andrade (Ativoz), Monica (Mães na Resistência) e Otávio Henrique (Resistência Osasco). A organização conta ainda com a ajuda voluntária de artistas, empreendedores e militantes da cidade que somam muito ao evento! E é consenso geral é que o saldo dessa mobilização coletiva é bem positivo! A exemplo da aprovação da PL 33/2023 municipal que estabeleceu um dia de combate à LGBTfobia no calendário da cidade! Entre outras conquistas que se surgiram das edições anteriores! Os órgãos responsáveis pela liberação e segurança do evento, como Bombeiros, DEMUTRAN, Guarda Civil e Polícia Militar, já foram devidamente notificados e convidados formalmente da realização da Parada, assim como a Secretaria de Saúde, Comunicaçao, Cultura e demais a nível municipal. O prefeito Rogério Lins também fora convidado para o evento através de seu chefe de gabinete Fábio Grossi.
No circuito, já estão confirmados três trios elétricos com apresentação de Drag Tiffany, madrinha do evento, e Higor Andrade, da mandata AtivOz. No trio e no palco principal haverá apresentações dos Djs Heitor William, DJ Ravs e Vagner Muller, dos grupos VRÁ, Irmãs de Pau e das artistas Paula Teck, Aristella e Naisa Zaiiah, entre outros nomes. Confirmaram presença as drags Salete Campari, Claudia Banhara, Lorelay Claro, Agatha Cox, Nicole Diaz e Dafny Delano eleita miss Gay Osasco em 2022.
Além dos artistas, a Parada Oz vai receber militantes de diversos coletivos e representantes de importantes sindicatos, movimentos, associações, formuladores de políticas públicas e instituições privadas que colaboraram na construção do evento e que somam na luta de nossas pautas durante todo o ano.
Alguns de nossos apoiadores são CAD (Comissão de Atenção a Diversidade Sexual e de Gênero de Osasco), ATTO ( Associação de Travestis e Transsexuais de Osasco), Coletivo Chica Manicongo, AtivOz, Mães da Resistência, Apeoesp Osasco, Sindicato dos Químicos e Simpro Osasco.
Evento de abertura da parada na sexta dia 15 no teatro da escola de artes
A abertura oficial da 6ª Parada do Orgulho LGBT+ de Osasco será na sexta, dia 15, no teatro da Escola de Artes, a partir das 19h, com show musical de Dj Heitor e a miss Dafny Delano e ainda, da dupla Carol Seixas e Jurah Di Anin. Também teremos uma sessão especial do espetáculo teatral Insanas com direção de Weslley Stylle. A noite de abertura terá ainda a apresentação da corte e da madrinha da Parada, com a passagem da faixa de Tifanny Abreu para Drag Tiffany.
Um resumo da nossa luta
Antes de tudo, entendemos que a Parada não seja somente um momento de festa e celebração! Embora, sim, seja, também, um momento de celebrar nossas existências, nossos corpos e nossos modos de ser; acreditamos, também, que a Parada impulsiona a organização da luta e resistência aqui em Osasco e Região contra as violências que miram os corpos LGBTQIAP+ e ajudam a defender nossos direitos básicos! Direitos estes que hoje entram na mira do retrocesso conservador que assola o mundo! Nos proibir de casar e amar, nos negar saúde, segurança pública e respaldo jurídico, não são roteiros novos para nossa comunidade! Não aceitamos mais sermos alvos de agressões e baixas expectativas de vida! Mas hoje o acesso à informação e a consciência que adquirimos na luta coletiva, nos permite filtrar e reconhecer o crime de ódio! Por isso estaremos nas ruas contra esse tipo de barbaridade!
A origem das Paradas ou Prides é fortemente marcada por uma conotação política e histórica! Em 28 de junho de 1969 a Revolta de Stonewall foi o estopim para a criação do movimento do Orgulho LGBT+ em todo o mundo. A referência estadunidense trouxe um grande auxílio pra essa comunidade que já existia em todos os continentes do globo, incluindo aqui na América do Sul! No Brasil datamos mais de 40 anos de movimento.
Osasco, que ostenta o título de 6º maior PIB do Brasil e soma população de 777 mil pessoas, já teve 5 edições da Parada LGBTQIA+. A quarta Parada de 2011, ganhou o título de “2ª maior do país” e depois de reunir 80 mil pessoas não teve continuidade devido à falta de apoio e ataques injustos a organização. Retornou em 2022 através da luta coletiva de militantes da cidade e esse ano, vem com força total para a afirmar a força do movimento LGBTQIAP+ de Osasco e das cidades da região: Jandira, Cotia, Barueri, Itapevi, Carapicuíba e outros. A organização espera mobilizar, também, os moradores da Zona Oeste de São Paulo, personalidades e artistas de todo o Brasil, somando um público de 15 a 20 mil pessoas durante o evento de 2023 que ocorre domingo agora.
SERVIÇO:
6º Parada LGBTQIA+ de Osasco
17 de Setembro de 2023 – a partir das 12h
Concentração: Largo de Osasco
Para mais informações, fotos das edições anteriores e agendamento de entrevistas, falar com:
E-mail:
Instagram: https://www.instagram.com/paradaoz/
Twitter: