Operação Verão avança para Piscinão do Suburbano e Rio Barueri-Mirim

Atividades também fazem a limpeza e manutenção de córregos e rios da cidade para garantir o escoamento no período de chuvas

A Prefeitura de Itapevi tem avançado com as ações da Operação Verão, que visa preparar a cidade para a temporada de chuvas com objetivo de afastar a incidência de alagamentos em diversas regiões, a partir de dezembro. A manutenção preventiva chegou ao Piscinão do Parque Suburbano e ao Rio Barueri-Mirim, perto da Cohab. Nesses dois locais, a administração municipal efetua a limpeza e desassoreamento do espaço.

Esse trabalho prossegue até o fim do verão de 2024 nos rios, córregos e seus afluentes. Nessa iniciativa, funcionários retiram areia, sujeira, lixo, entulho e objetos jogados na calha desses locais. Essa prática obstrui o escoamento das águas pluviais (das chuvas) e acarreta o transbordamento, que gera a inundação em alguns pontos da cidade.

Antes disso, a operação passou por todo o Córrego Paim, às margens da Avenida Rubens Caramez, no Parque Suburbano, e próximo da Praça do Nordestino (Cohab). As mesmas atividades ocorrerão ainda nos córregos Sapiatã – próximo à Cohab – e São João, além dos piscinões do Parque da Cidade e do Vitápolis.

Os trabalhos são feitos com recursos da própria Prefeitura, como forma de prevenir as enchentes. As ações acontecem no período de estiagem para facilitar a limpeza e deixar esses locais prontos. Assim, esses pontos conseguem receber um volume maior de água nos dias de temporal.

Como é realizado nos anos anteriores, a operação utiliza retroescavadeiras hidráulicas, caminhões basculantes e tratores em locais onde essas máquinas conseguem um bom acesso. Nas regiões onde isso não é possível, equipes da zeladoria urbana fazem a retirada dos materiais. Tudo que é recolhido nesse verdadeiro mutirão contra enchentes vai para locais apropriados e devidamente autorizados para receber esses resíduos.

Colaboração
A Prefeitura pede a colaboração dos moradores para não jogar lixo e entulho nas ruas e nos terrenos. A força da água das chuvas transporta tudo isso para os rios e córregos do município. Outra orientação é para a população manter as vias e áreas públicas devidamente limpas.

Para preparar a cidade em dias de temporal, a Defesa Civil do município recebe alertas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) quando há a grande possibilidade de chuva forte. Os habitantes são comunicados antecipadamente.

Em caso de ocorrência devido às chuvas, a pessoa pode entrar em contato com a Defesa Civil no (11) 4143-0841 e a GCM pelos telefones 153 e 199. Os dois últimos números de emergência funcionam 24 horas.

Canalização do Vale do Sol
Fora a operação, a Prefeitura tem investido R$ 34 milhões na canalização do Vale do Sol para acabar de vez com as enchentes na região central da cidade e nos jardins Rainha e Vale do Sol. A obra vai ampliar o escoamento de águas pluviais na região e, dessa forma, evitar possíveis transbordamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.