CAPS Osasco encerra Setembro Amarelo com simpósio sobre saúde mental e prevenção ao suicídio
O Centro de Atenção Psicossocial Adulto de Osasco (CAPS Adulto) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Osasco encerrou dia 21/9 o “Setembro Amarelo” com o II Simpósio de Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio. O evento aconteceu no Centro de Formação de Professores (Cefor).
O encontro reuniu profissionais de Assistência Social, Educação, Saúde, GCMs, conselheiros tutelares, estudantes de universidades parceiras, familiares e os próprios pacientes que participaram das diversas rodas de conversa em grupos subdivididos em três eixos principais: Álcool e Drogas, Adulto e Infância e Adolescência.
O eixo “Adulto” debateu sobre o tema “Linha de Vida”, a importância do apoio humanizado ao sofrimento. O grupo do eixo “Infância e Adolescência” trabalhou focado no debate “Por uma vida que queira viver: a voz da adolescência”. Já o Eixo de “Álcool e Drogas” discutiu sobre o tema “Morte e Vida: o que pode ser TransformaDor?”.
No dia 14/9, outra importante atividade foi realizada pelo CAPS Adulto a pacientes e familiares, a tradicional “Caminhada pela Vida”, que saiu da unidade sentido Centro de Eventos Pedro Bortolosso, no Km 18.
A campanha de prevenção ao suicídio visa quebrar o estigma em torno deste assunto sensível que afeta indivíduos de todas as idades e origens, no mundo todo, buscando salvar vidas. Neste contexto, o Centro de Atenção Psicossocial Adulto é comprometido com o bem-estar de seus pacientes e dedica-se de forma intensa à prevenção ao suicídio e da automutilação.
“Abordamos constantemente a prevenção ao suicídio ao longo do ano, mas setembro é um mês simbólico, no qual intensificamos nosso compromisso em promover um diálogo amplo, conscientizando o máximo de pessoas possíveis sobre a importância de compartilhar seus sentimentos. Muitas vezes, acumulamos emoções devido às experiências de vida, ao nosso ambiente e às interações pessoais, o que pode levar a um sofrimento que, em casos extremos, resulta em pensamentos suicidas (e até a atos de suicídio e automutilação). Portanto, focamos em enfatizar o valor da vida e a singularidade de cada ser humano, ressaltando a necessidade de mais espaços acolhedores e escutas qualificadas, elementos essenciais na prevenção”, destacou a terapeuta ocupacional do CAPS Adulto, Carolina Lemos Amaro de Souza, que estava acompanhada da coordenadora geral do CAPS Adulto, Cilene Regina Pinho, e da coordenadora de Saúde Mental da unidade, Luciana Marte Leocádio.
O CAPS Adulto prevê o atendimento, também direcionado à Atenção Básica, de orientações, procedimentos, entre outras ações relacionadas. Aqueles que sentirem necessidade de apoio podem procurar a unidade, que funciona de portas abertas e não requer encaminhamento prévio, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na Avenida Sport Club Corinthians Paulista, 191 – Km 18. Para mais informações e contatos, ligar (11) 3681-9254 ou (11) 3682-7278.
O CAPS Adulto promove atendimento médico e multiprofissional destinado a promover Atendimento Psicossocial a pessoas com 18 anos ou mais.
Serviço
A cidade conta com três Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), vinculados à Secretaria de Saúde da Prefeitura, que trabalham durante todo o ano no atendimento de casos de crianças, jovens e adultos que estejam passando por sofrimento psíquico intenso, ou mesmo de adultos com problemas psíquicos em decorrência do uso abusivo de álcool e outras drogas. Confira os endereços das demais unidades dos CAPS abaixo:
CAPs Infantojuvenil
Atribuições: atendimento a crianças e adolescentes até 18 anos incompletos em sofrimento psíquico intenso
Horário: 7h às 20h, de segunda a sexta-feira
Endereço: Avenida João Batista, 1071 – Centro
Contatos: 3591-9939 ou 3692-8812. E-mail: capsinfantil.ss@osasco.sp.gov.br
CAPs Álcool e Drogas
Atendimento a pessoas com mais de 18 anos em sofrimento psíquico intenso em decorrência do uso abusivo de álcool e outras drogas
Horário: 7h às 19h, de segunda a sexta-feira
Endereço: Policlínica Norte – Avenida Getúlio Vargas, 889 – Piratininga
Contatos: 3687-8549 /E-mail: capsad3.ss@osasco.sp.gov.br
Emergência psiquiátrica
Pronto-Socorro Pestana (Avenida General Pedro Pinho, 1250 – Pestana)
Atendimento: 24h
Telefones: (11) 3683-9369/3685-0651/3699-9120