Prefeitura incorpora Projeto Idoso Ativo, de Carmônio, ao Programa Começar

Foto: Robson Cotait

Idosos com idade igual ou superior a 60 anos serão contratados pela Prefeitura e Câmara Municipal para o atendimento à população. Contratação também prevê capacitação profissional

Idealizado pelo vereador Carmônio Bastos (Pode), o Projeto Idoso Ativo foi incorporado ao Programa Começar da Prefeitura de Osasco. O anúncio foi feito neste domingo (1º) pela Secretaria de Trabalho e Renda. Com isso, idosos com idade igual ou superior a 60 anos serão contratados pela Prefeitura e pela Câmara Municipal para trabalharem no atendimento à população em órgão públicos municipais. Eles também passarão por cursos de qualificação profissional. Inicialmente, 60 idosos serão contemplados com a medida.

Criado no início de 2022 por Carmônio inicialmente com o nome de Idoso Inteligente, o projeto foi ganhando forma até ser batizado oficialmente como Idoso Ativo. Nas últimas semanas, o presidente da Câmara e Gelso de Lima, secretário municipal de Trabalho e Renda se reuniram para alinhar detalhes da incorporação do projeto ao Programa Começar, da Setre, que hoje atende pessoas em situação de rua, imigrantes, refugiados, mulher vítima de violência, além de jovens negros e pardos de 18 a 24 anos.

“Estou muito feliz com a concretização desse sonho. Trabalhei muito para viabilizar esse projeto, porque entendo que a experiência dos idosos pode e deve ser utilizada. Pessoas com 60 anos ou mais ainda têm muito a contribuir, principalmente, humanizando o atendimento nos órgãos públicos municipais. Os idosos serão beneficiados, mas a sociedade osasquense também ganha muito com isso”, comemorou Carmônio.

De acordo com a Setre, as inscrições dos idosos no Programa Começar serão abertas no próximo dia 9. Poderão participar moradores de Osasco com 60 anos ou mais, com renda per capita de até meio salário mínimo (R$660), que não receba aposentadoria ou pensão pelo INSS ou LOAS. Os 60 contratados participarão do programa por oito meses com bolsa-auxílio de R$800, vale-transporte (para distâncias acima de 3 km) e 15% do valor da bolsa para vale-alimentação e carga horária de quatro horas por dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.