Cultura lança edital do Festival de Orquestras de Osasco

A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Osasco lançou quarta-feira, 4/10, no Teatro Glória Giglio (Avenida dos Autonomistas, 1533 – Vila Yara), o 1º Edital do Festival de Orquestras de Osasco, que visa selecionar orquestras para apresentações de música clássica em formato camerata a artistas residentes no município. As apresentações ocorrerão em espaços culturais da cidade.  

Os critérios para participação podem ser conferidos na Imprensa Oficial do Município (IOMO edição 2519, do dia 4 de outubro, a partir da página 34) no site da prefeitura: www.osasco.sp.gov.br. Os interessados podem se inscrever até o dia 12/11. As apresentações do festival acontecerão entre os meses de janeiro e julho de 2024 em diversos pontos da cidade (escolas, parques, praças, entre outros).

Participaram do evento o secretário de Cultura, Paulinho Samba de Rua, servidores da Pasta, e comunidade artística de Osasco. A abertura da cerimônia se deu com uma apresentação da Orquestra CEU das Artes. 

Durante a cerimônia também ocorreu o anúncio das atividades do Programa Circuito de Teatro e dos 45 oficineiros aprovados para as oficinas livres, cujas apresentações (música, capoeira, circo, grafite e artesanato, entre outras) devem ser iniciadas no próximo mês na Escola de Artes César Antônio Salvi e depois estendida a escolas municipais, estaduais e praças públicas.   

Para o Programa Circuito de Teatro serão contratados 30 grupos teatrais da cidade que se apresentarão a partir da primeira semana de novembro em escolas estaduais para um público com faixa etária entre 14 e 18 anos.  

Conforme explicou Paulinho Samba de Rua, os 30 grupos a serem contratados já haviam se credenciado em chamamento ocorrido este ano. “Esses projetos, tanto do festival quanto de orquestras, do circuito de teatro e das oficinas livres, visam fomentar a cultura e formar plateia para os teatros. Mas a ideia não é que as pessoas apenas assistam as apresentações. É que também procurem os cursos oferecidos nas oficinas culturais. Queremos que a população tenha acesso à cultura, e isso pode despertar o olhar dos jovens para as diversas formas de expressão artística”. 

De acordo com o secretário de Cultura, somados os três projetos (Festival de Orquestras, Circuito de Teatro e oficinas livres) deverão empregar direta ou indiretamente cerca de 350 profissionais da classe artística da cidade.   

Orquestras 

O formato de orquestra de câmara, ou camerata, é um grupo pequeno de músicos especializados em música de câmara, música erudita executada por uma orquestra pequena e, anteriormente, tocada em câmaras. 

A abertura oficial do festival será no Teatro Municipal Glória Giglio, com apresentações da Orquestra do CEU das Artes, comandada pelo maestro Alailton, em data a ser definida. 

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Cultura no telefone (11) 96425-1461 ou e-mail: comunicacao.sc@osasco.sp.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.