Santana de Parnaíba promove a exposição “Saudade é querer de longe: postais a lápis de cor”

    A exposição “Saudade é querer de longe: postais a lápis de cor” é uma homenagem ao escritor João Guimarães Rosa, um projeto desenvolvido pela professora Suzilane Gonçalves e alunos do ensino infantil II do Colégio Municipal Maria Apparecida de Miranda, localizado no Sítio do Rosário. Os cartões postais feitos pelas crianças estão sendo expostos no Centro de Memória e Integração Cultural de Santana de Parnaíba (CEMIC), de 12/10 a 29/10/23. 

O projeto iniciou a partir do interesse das crianças por bilhetes, cartinhas e desejo de enviar mensagem para colegas, inspirados pelo livro do autor mineiro, chamado  “ Ooó do Vovô, correspondências de João Guimarães Rosa”, que retrata as trocas de cartas com suas netas durante o período de 1966 a 1967. 

Na segunda-feira(16/10), os alunos, autores dos cartões postais, e as professoras do colégio visitaram o CEMIC para apreciar a exposição e conhecer o trabalho desenvolvido por outros colegas da turma. Além de conhecer a história do escritor brasileiro, as crianças desenharam mais cartões postais.

Como ações do projeto, foram realizadas brincadeiras inspiradas no sertão e na infância do autor Guimarães Rosa, confecção de cadernetas, acesso ao Google Street view para localizar o endereço de cada criança, passeio aos Correios para envio e exposição dos cartões postais. 

SERVIÇO

Exposição “Saudade é querer de longe: postais a lápis de cor”

Local: CEMIC – Largo da Matriz, 49, Centro Histórico, Santana de Parnaíba.

Data: de 12/10 a 29/10/2023

Horário: terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e nos sábados, domingos e feriados das 11h às 17h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.