Igor Soares entrega nova frota de 80 ônibus em Itapevi

Veículos com Wi-Fi e ar condicionado começaram a rodar nesta segunda-feira (23), serviço beneficiará 40 mil pessoas diariamente na cidade

Transporte com conforto, respeito e dignidade para a população é visto como obrigação pela Prefeitura, que entregou, no último sábado (21), no estacionamento do Parque da Cidade, na Cidade Saúde, a nova frota de ônibus da cidade, que começou a operar nesta segunda-feira (23).

São 80 veículos que irão atender 41 linhas municipais, transportando 40 mil pessoas diariamente. Destes, 40 são zero quilômetros e os outros 40 com idade média de até cinco anos de uso, equipados com motores Euro5, que emite 80% menos poluentes.

Durante a entrega, o prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos), destacou os aspectos tecnológicos da frota. “São todos de ponta. Nenhuma cidade da região tem uma frota completa e moderna. Estamos entregando transporte público de primeira linha e qualidade”, avaliou.

O objetivo da substituição da frota é proporcionar mais segurança e conforto para a população. Todos possuem wi-fi, ar-condicionado, tomadas com entrada USB para carregamento de smartphones e câmeras de monitoramento interno e externo. Cada um deles tem 39 assentos, sendo alguns deles disponíveis para gestantes, idosos, deficientes e pessoas com espectro autista.

Desse total, 68 serão utilizados nas operações diárias e 12 ficarão para reserva e uso em caso de necessidade de ampliação da frota em circulação.

São carros da marca Mercedes Benz, com carroceria Caio e Marcopolo movidos à diesel. Eles têm 13,4 metros de comprimento. Os veículos foram adquiridos pela concessionária que presta serviços no município, a Benfica BBTT – Benfica Barueri Transporte e Turismo Ltda., que foi a vencedora do processo licitatório finalizado no início deste ano.

Por contrato, cada veículo poderá operar por, no máximo, por 10 anos em Itapevi com seu tempo de vida útil. O intuito da substituição da frota é proporcionar mais segurança para a população.

O acompanhamento dos serviços prestados é realizado pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Itapevi. São 20 anos de concessão da linha municipal de ônibus na cidade, de 2023 a 2043, podendo ser prorrogado por mais 20 anos até 2063.

Tecnologia à serviço de você

O cidadão poderá acompanhar a rota dos ônibus (itinerário) e intervalo de espera (horário) pelo aplicativo Cittamobi, disponível gratuitamente nas lojas de app para celular. Com a tecnologia, a viagem passará a ter mais qualidade, uma vez que será possível acompanhar onde o ônibus está em tempo real pelo app.

Nele é possível ver todo o itinerário das linhas, os horários em que o ônibus estará e até planejar a sua viagem somente inserindo o endereço de partida e de chegada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.