Caminhada Rosa mobiliza grande público no combate ao câncer de mama em Barueri

Na manhã de sábado (dia 21) não faltou disposição para os participantes durante a Caminhada Rosa 2023, promovida pela Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria da Mulher, em prol da campanha Outubro Rosa – “Um mês para lembrar, o ano todo para prevenir”.  

A caminhada teve como ponto de partida a Praça das Artes (Jardim dos Camargos). Lá, os participantes tiveram um “esquenta” no Salão Oval do espaço com aulas de ritmos que prepararam e animaram ainda mais o evento. 

Centenas de pessoas saíram da Praça das Artes e seguiram pela Estrada dos Romeiros, sentido Secretaria da Mulher (Vila Porto). A ação atraiu famílias inteiras que sabem a importância dessa grande mobilização. O evento contou com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb), que garantiu um fluxo seguro.  

Núcleo de Combate ao Câncer de Mama 

A aposentada Isabel Cardoso Lopes, de 60 anos, descobriu o câncer de mama em 2021. Desde então, valoriza cada vez mais a visibilidade da campanha por meio da caminhada e, principalmente, pelo Núcleo de Combate ao Câncer de Mama, da Secretaria da Mulher (NCCM), que ela integra.  

“A coisa que mais amo na vida é caminhar e essa Caminhada Rosa é muito especial, porque mostra para todo mundo que precisamos de apoio para combater a doença. Em Barueri a gente encontra essa ajuda. Eu nunca vi uma cidade tão acolhedora e que proporciona tanto bem-estar para a família. Aqui é um paraíso”, disse Isabel. 

Para Maria Lenide dos Santos, de 55 anos, atleta, a Caminhada se trata de lutar pela vida. “Vamos fazer a caminhada em prol da vida porque somos lindas, maravilhosas e guerreiras. É um dia após o outro, não podemos desistir nunca”, disse. Ela enfrenta o câncer de mama desde a década de 1990 e também compõe o Núcleo. 

O NCCM é um espaço que oferece serviços voltados às mulheres que enfrentam a doença por meio de acolhimento multiprofissional. O Núcleo realiza doações de perucas, lenços, sutiãs e meias pós-cirúrgicos e atividades que melhoram a autoestima e o bem-estar das integrantes.  Há 391 mulheres cadastradas atualmente.  

Outubro Rosa 

A programação do Outubro Rosa 2023 continua com diversas ações até o final do mês. Confira a agenda completa AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.