Dia D do Outubro Rosa realiza mais de 12 mil consultas em Osasco

O Dia “D” do Outubro Rosa foi realizado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Osasco no sábado, 21/10. As Unidades Básica de Saúde (UBSs) estiveram abertas das 9h às 16h para um mutirão de exames essenciais à saúde feminina, como citopatológico de colo uterino (Papanicolau), além de requisições de exames de mamografia, ultrassonografia das mamas e transvaginal. 

A diretora do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Érica Lima, acompanhou as ações juntamente com o coordenador de Saúde da Mulher, dr. José Merenda, a gerente de Estratégia da Saúde da Família, Ariane Ribeiro, e a gerente administrativo do Programa Mais Médicos, Priscila Cruz.  

Segundo Érica Lima, o Dia “D” resultou em 12.013 consultas, 7.124 procedimentos realizados, 1.828 exames de Papanicolau e 3.685 encaminhamentos para exames de imagens, superando as expectativas da Secretaria de Saúde. 

Maria Costa de Araújo, 55 anos, chegou cedo à UBS Helena Marrey, no Jardim Rochdale. “Não estava com tempo durante a semana e o Dia “D” permitiu que eu conseguisse passar no médico e manter a saúde em dia”, comentou.  

A gestora da unidade, Cibele S.S. Brito, preparou um mimo para as munícipes no Dia D. Além de um café da manhã especial, com frutas, salgados e guloseimas, teve ainda distribuição de sorvetes. “Todos os dias elas recebem a nossa atenção, mas hoje intensificamos as ações para que o dia seja completo”.  

“Tenho pessoas próximas diagnosticadas com câncer na família, e estou aqui com minha filha justamente para fazermos um acompanhamento e prevenção”, destacou Lucicleide José S. Santos, 46 anos, que estava acompanhada da filha, Tatyane Kauani, 20 anos.   

Na UBS José Groff, do Jardim Aliança, o gestor Willian Cherez estava contente em ver que as moradoras puderam, além de realizar suas consultas e exames, ter um dia de beleza. A unidade contou com a parceria de profissionais voluntárias da Embelleze e Mary Kay, que ofereceram serviços gratuitos de cabelo, manicure, pedicure, limpeza de pele e maquiagem.   

“Nosso trabalho contribui para a valorização, o autocuidado e o amor próprio”, comentou Rosângela Pereira, supervisora da Embelleze.  

“Atuamos em diversas frentes voltadas ao bem-estar da mulher, principalmente com mulheres com câncer ou que já tiveram a doença. É uma honra poder dedicar meu tempo e conhecimentos em prol da autoestima feminina”, reforçou Luciana Oliveira, consultora Mary Kay.  

O Outubro Rosa é um movimento mundial criado na década de 1990 de conscientização sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado para o câncer de mama e de colo do útero. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.