Osasco entroniza busto de Antônio Agú

A Prefeitura de Osasco realizou quarta-feira, 25/10, a cerimônia de entronização do busto do imigrante italiano, empreendedor e fundador da cidade de Osasco, Antônio Agú, no hall de entrada do Paço Municipal. A solenidade, realizada na data em que ele comemoraria 169 anos, foi um momento de resgate histórico, e contou com as presenças do prefeito Rogério Lins, da vice-prefeita, Ana Maria Rossi, familiares do homenageado e a artista plástica autora da obra, Márcia Baldrati Del Nero.  

Antônio Agú faleceu 53 anos antes de Osasco se tornar um município emancipado de São Paulo, aos 19 de fevereiro de 1962. O bairro distante da capital se transformou numa cidade pujante, sendo hoje a segunda maior economia do Estado de São Paulo e o 7º PIB do País. 

“Esse ambiente foi todo readequado, reformado para receber com muito respeito o busto do Antônio Agú. Esse busto ficava em minha sala e, por muito tempo, foi meu companheiro de gabinete, principalmente durante os momentos de isolamento pela pandemia, então vou sentir falta. Se pararmos para analisar bem a nossa história, veremos que tudo passou, em algum momento, pela intervenção de Antônio Agú no início do nosso município. Podemos até considerá-lo o primeiro prefeito do nosso município. Ele foi um verdadeiro visionário desse pedaço de terra que se transformou nessa potência que é hoje a nossa Osasco”, disse o prefeito.  

“É certamente um momento muito especial e esperado pela família. Agradecemos a todos pelo empenho, acolhida e a essa cidade que é muito querida. Nosso antepassado veio aqui e foi recebido com muito carinho e que vocês continuem nesse caminho do bem, da construção das coisas boas para os munícipes. O maior legado que ele deixa são suas obras, então, que ele se perpetue e que a memória dele esteja sempre presente nessa grande obra da nossa querida Márcia”, disse a sobrinha-bisneta, Agnes Agú.  

“Muito obrigada por aceitarem com tanto carinho a minha obra, que foi feita com muito amor homenageando Antônio Agú e essa linda família de osasquenses. Muito obrigada por tudo”, comentou a artista plástica, que também é sobrinha-neta.  

O presidente da Associação Piamontesi no Mundo de São Paulo, conselheiro do Circulo Italiano de São Paulo e conselheiro da Confederação Italiana no Mundo (CMI), Giovanni Manassero, fez referência à comuna italiana da região do Piemonte, em que Osasco é província de Turim, e tem cerca de 1.125 habitantes. “Sou testemunha da potência que se transformou essa cidade brasileira, fundada pelo nosso conterrâneo Antônio Agú.  Agradeço imensamente o convite para participar dessa cerimônia especial.  

Tecnologia  

O busto entronizado apresenta um QR Code em que pode ser consultado toda a biografia de Antônio Agú.  

Antônio Giuseppe Agú nasceu em 25 de outubro de 1845, no povoado de Osasco da Itália, pertencente ao distrito de San Secondo di Pinerolo, província de Torino, região de Piemonte, na Itália. Já no Brasil, morou e foi comerciante no bairro do Bom Retiro, na capital, e depois mudou-se para onde hoje está situada a Vila Osasco, em Osasco. Antônio Agú faleceu em Osasco em 25 de janeiro de 1909, com 64 anos.  Para conhecer a biografia completa de Antônio Agú, acesse: https://osasco.sp.gov.br/busto-de-antonio-agu/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.