Outubro Rosa encerra e Secretarias da Mulher e Saúde de Barueri abrem ações para o Novembro Azul

Na terça-feira, 31 de outubro, na Secretaria da Mulher, aconteceu a cerimônia de encerramento da Campanha Outubro Rosa de Barueri. Guiada pelo tema “Um mês para lembrar, o ano todo para prevenir”, a agenda em prol do combate ao câncer de mama envolveu todas as Secretarias com ações voltadas à conscientização e incentivo ao diagnóstico precoce. 

NCCM 

Como sempre, o evento contou com uma homenagem às integrantes do Núcleo de Combate ao Câncer de Mama (NCCM). Chamadas de pérolas rosas, as mulheres acometidas pela doença são acolhidas por uma equipe multidisciplinar da Secretaria da Mulher. Na ocasião, Maria Regina dos Santos, aposentada, representou a sua filha que também foi pérola e faleceu em agosto deste ano.  

“Minha filha foi muito bem acolhida aqui no Núcleo, todo mundo a recebeu com muito carinho e cuidado. Eu tenho muito apreço por essas meninas que trabalham aqui. Apesar de tudo, sou grata pela Secretaria Mulher e amo a todos”, declarou Regina.  

A coordenadora do NCCM, Marilene Barbosa, agradeceu o engajamento de todos com as doações de maquiagens para as pérolas. 

“Recebemos mais de 1300 itens de maquiagens. Isso é uma demonstração de carinho por parte de tanta gente que está de alguma forma ajudando com a autoestima de nossas pérolas”, disse.  

Saúde 

O secretário de Saúde, Milton Monti, falou sobre os exames ampliados durante a campanha e reforçou que o Novembro Azul, campanha de conscientização sobre o câncer de próstata, não será diferente.  

“Estamos engajados com as duas questões. É importante que mulheres e homens se conscientizem no cuidado com a saúde. A Saúde de Barueri possui toda a estrutura que precisarem. Mas a conscientização deve continuar, por isso as duas Secretarias (Saúde e Mulher) continuam atuando juntas nas campanhas”, declarou o secretário.  

12 Tons Deles 

Após o encerramento do Outubro Rosa, na mesma cerimônia houve a abertura do Novembro Azul, que reforçou as ações do programa 12 tons deles da Secretaria da Mulher. A iniciativa propõe atividades para os homens com o objetivo de levar informações sobre o cuidado com a saúde e também sobre a desconstrução de uma masculinidade tóxica (machismo).  

O evento foi encerrado com uma apresentação de dança dos professores (homens) da Secretaria da Mulher para enaltecer a participação masculina nas ações. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.