Mais greve em SP: Motoristas de ônibus fazem paralisação nesta sexta-feira (1)

Motoristas e cobradores de ônibus da cidade de São Paulo anunciaram que entrarão em greve nesta sexta-feira, 1º de dezembro.

Segundo o atual presidente do SindMotoristas Valdevan Noventa, a ação é um protesto “convocado pela extinta comissão eleitoral (…) que se recusa acatar a decisão da Justiça pela suspensão da eleição da entidade, em duas sentenças, por identificar irregularidades no processo”.

Segundo o texto enviado à reportagem pela chapa de oposição, que usou o nome do sindicato, eles haviam vencido a eleição com cerca de 14 mil dos 20 mil votos. No entanto, essa vitória foi anulada em segunda instância pelo tribunal, após alegações de irregularidades apresentadas pela chapa opositora.

A chapa é encabeçada por Edivaldo Santiago. Há membros na diretoria do SindMotoristas que apoiam Santiago e a paralisação, tornando incerta o tamanho da adesão dos motoristas à greve.

O protesto marca a segunda paralisação no sistema de ônibus municipal em apenas dez dias. A controvérsia começou em 21 de novembro, quando os trabalhadores fecharam terminais durante as eleições sindicais.

O grupo ligado à Edivaldo Santiago expressou frustração com a decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que cancelou duas audiências de conciliação relacionadas à suspensão das eleições. Eles alegam que o cancelamento do pleito é um desrespeito ao estatuto e à Constituição Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.