Agentes de endemias de Osasco fazem prevenção e controle da dengue durante todo o ano

O trabalho de combate à dengue em Osasco é realizado diariamente pelos agentes de endemias da Secretaria de Saúde da Prefeitura. Eles visitam as casas e inspecionam os ambientes para encontrar possíveis pontos de proliferação dos focos do Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, zika e chikungunya.

Engana-se quem acha que basta colocar areia nos pratos de plantas. As ações envolvem todas as áreas de residências, escolas, empresas, locais de trabalho, borracharias, entre outros.

Qualquer canto pode se tornar um criadouro e conhecer bem os riscos e saber quais atitudes tomar para combater a dengue é dever de todo cidadão. Em apenas três dias, após o contato com a água, os ovos viram larvas e tornam-se adultos menos de uma semana depois.

Os cuidados são simples, mas fazem a diferença, e se resumem em eliminar qualquer reservatório de água parada, seja limpa ou suja, explica o agende de endemia, Guilherme K. Alcântara.

“Toda semana o morador deve fazer uma varredura e verificar locais que possam acumular água parada. Manter sempre as caixas d’agua, galões, tonéis, ralos e lixeiras bem tampados, limpar as calhas, cobrir pneus, virar de boca para baixo as garrafas vazias, seja de vidro ou pet, cobrir piscinas, limpar a bandeja externa da geladeira, limpar as vasilhas dos bichinhos de estimação, por exemplo, evita a proliferação do mosquito Aedes aegypti”.

Além da visita técnica, aplicações de larvicidas, nebulização pelos bairros de maior  reincidência do mosquito, também é feito o serviço de desratização em vias públicas. Todo o trabalho é acompanhado pelo supervisor técnico do Núcleo de Controle de Zoonoses, Eduardo Bispo dos Santos, e do diretor do Departamento de Controle de Zoonoses, Ademar Mazzola. Toda vistoria é inclusa em Boletins de Vigilância e Controle.

Iracene P. Duques, moradora do Mutinga há mais de 30 anos, ligou no 156 e fez a solicitação de uma equipe de endemia no bairro. “Eu e minha família já pegamos dengue e Chikungunya. Ficamos sempre em alerta. E essa ação é muito boa para a gente, para a comunidade e para o bairro”, comentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.