Eleições 2024: Datas importantes para o eleitor

Por Dr. Edu Éder

Este ano, estão programadas eleições municipais para a escolha de Prefeitos e Vereadores. A Justiça Eleitoral encerra o cadastro eleitoral 150 dias antes do primeiro turno, tornando essencial que os cidadãos garantam a regularidade de sua situação perante a Justiça Eleitoral até o dia 8 de maio para poderem participar do processo eleitoral.
Após essa data, não será possível realizar emissões de novos títulos, transferências de domicílio ou quitação de débitos. Vale ressaltar que a obtenção do primeiro título de eleitor pode ser feita a partir dos 15 anos, embora o voto só seja permitido a partir dos 16 anos completos.
Além disso, está aberto o cadastro para mesários, permitindo que interessados contribuam com seu trabalho nas Eleições de 2024. Para ser mesário, é necessário ter mais de 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral. No entanto, existem restrições para voluntariar-se, como a impossibilidade de candidatos, seus cônjuges ou parentes até o segundo grau, membros de diretórios de partidos políticos e servidores da Justiça Eleitoral exercerem essa função.
Os mesários recebem dois dias de folga para cada dia trabalhado, além de mais dois dias por dia de treinamento oficial, que podem ser utilizados no emprego público ou privado, mediante acordo com o empregador. A Justiça Eleitoral também oferece auxílio-alimentação para o dia da votação. Estudantes universitários têm a vantagem de utilizar as horas trabalhadas como atividades complementares caso estejam cursando a graduação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.