Carnaval: Operação Força Conjunta das Polícias Militar,Civil e GCM garante a paz e a proteção do cidadão em Osasco

Na tarde de 6 de fevereiro de 2024 (terça-feira), o Comandante do 14° BPM/M recebeu na Sede do Batalhão o Prefeito de Osasco, acompanhado do Secretário de Segurança Urbana Municipal, do Comandante da Guarda Civil Municipal, do Delegado Seccional e demais autoridades e representantes de Instituições diretamente responsáveis pela Ordem Pública na “Cidade Trabalho”. O objetivo foi de planejar a OPERAÇÃO FORÇA CONJUNTA 2024 – FASE 2 – CARNAVAL, compartilhando informações, bem como ajustando meios e recursos para a aplicação dos ATIVOS OPERACIONAIS de todas as coirmãs, com a finalidade última de repetir a elevada sensação de segurança que predominou e preponderou no município durante os festejos de Natal e Ano Novo, condição está alcançada graças à elevada produtividade policial, com quase 300 motocicletas irregulares apreendidas, além de 32 criminosos, infratores e presos foragidos recapturados. A expectativa mínima de todos os atores envolvidos é de REPETIR A MESMA PERFOMANCE da última ação coordenada por colaboração.

Embora a fase de intervenção esteja marcada para iniciar no dia 09 de fevereiro de 2024 (sexta-feira), às 00h00, a ATIVIDADE PREVENTIVA DA OPERAÇÃO JÁ COMEÇOU. A AMPLA DIVULGAÇÃO DA OPERAÇÃO FORÇA CONJUNTA, além de transmitir maior tranquilidade à população, também incide diretamente na redução dos indicadores criminais, fato este comprovado pelos índices de ligação de emergência criminal no Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM). A Central de Atendimento, localizada na capital do Estado, recebe de 20% a 40% menos telefonemas para a solicitação de Unidades de Serviço (US) no despacho para ocorrências envolvendo ruptura da segurança, tranquilidade ou salubridade públicas. Assim, torna-se uma máxima paradigmática a seguinte assertiva: QUANTO MAIOR O MARKETING PRÉVIO DA OPERAÇÃO FORÇA CONJUNTA, MENOR OS INDICADORES CRIMINAIS DURANTE OS DIAS MARCADOS PARA A AÇÃO EM OSASCO!

O início da fase ostensiva da Operação contará com o COMPARTILHAMENTO DE DADOS E INFORMAÇÕES, facilitando sobremaneira a localização e prisão de criminosos, sobretudo aqueles que praticam delitos relacionados ao tráfico de drogas, bem como a localização e recaptura de presos evadidos, com ênfase àqueles que não retornaram ao Sistema Penal após o término da chamada “saída temporária”. As ações e missões realizadas com apoio mútuo entre PM, PC e GCM resultarão num maior impacto de FISCALIZAÇÃO, com múltiplos bloqueios policiais em pontos vulneráveis da cidade, garantindo a segurança do folião durante o Carnaval. Entre sexta-feira (09) e terça-feira (13), a partir das 22h00, iniciará a SATURAÇÃO INTEGRADA, onde as 3 Forças de Segurança cumprirão atividades repressivas específicas em pontos previamente estudados, garantindo tranquilidade para todos aqueles que moram em Osasco.

O 14° BPM/M empregará as OPERAÇÕES POLICIAL-MILITARES de forma COORDENADA com a OPERAÇÃO FORÇA-CONJUNTA. As tradicionais OPERAÇÃO DIREÇÃO SEGURA (ODS) e OPERAÇÃO PAZ E PROTEÇÃO (OPP) serão combinadas especificamente com as outras Instituições, evitando emprego duplicado, ineficiente e ineficaz de meios e recursos, AUMENTANDO SENSIVELMENTE A PRODUTIVIDADE OPERACIONAL. As EQUIPES DEJEM realizarão seu CARTÃO DE PRIORIDADE DE PATRULHAMENTO (CPP) em locais previamente plotados com ALTA INCIDÊNCIA DE PERTUBAÇÃO DO SOSSEGO.

Por fim, cabe destacar: além de garantir a segurança do folião nos blocos carnavalescos, o objetivo da Operação Força Conjunta na fase 2 será EVITAR E COIBIR BAILES FUNKS E PANCADÕES IRREGULARES! Tais movimentos ilícitos resultam na produção de uma espécie de CÍRCULO VICIOSO DO DELITO, multiplicando a desordem pública: o entorno destes locais têm um sensível aumento das taxas de crime durante e após essas ações ilícitas, destacando os crimes contra o patrimônio (roubo e furto). O exponencial aumento dos acidentes de trânsito também comprovam a perversidade resultante destas arruaças. Como visto, os reflexos vão muito além do volume alto das músicas… Portanto, cidadão osasquense: CONTEM COM O MELHOR DO 14° BPM/M, DA PC E DA GCM DURANTE O CARNAVAL! OPERAÇÃO FORÇA CONJUNTA: FOCO NA MISSÃO!

AUTORES:

Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER (Doutor em Educação pela USP e Doutorando em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo CAES).

1º Ten PMLUCAS MARTINS de Araújo (Pós-graduado em Direito Penal e Direito Militar pela UNICSUL, e Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela APMBB).

2° Ten PM DANIEL de Abreu Alves (Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela APMBB).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.