Estudantes da periferia das cidades da RMSP comemoram conquista de vagas na USP com o Provão Paulista

Além da Universidade de São Paulo, alunos de escolas da rede em Carapicuíba, Osasco, Embu das Artes e outras cidades da RMSP comemoram a aprovação na Unesp, Unicamp e nas Fatecs

Cerca de 600 estudantes da capital e região metropolitana de São Paulo (RMSP) que concluíram o Ensino Médio nas escolas estaduais da região foram convocados nas primeira e segunda chamadas do Provão Paulista Seriado para a Universidade de São Paulo (USP), a faculdade com o vestibular mais concorrido do país.

Em toda a RMSP, foram 3.175 convocações do Provão Paulista nas duas primeiras chamadas. A terceira está prevista para a próxima sexta-feira (9). Além da USP, a iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) também garantiu a classificação de estudantes da rede na Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

O sonho de aprovação na USP se tornou realidade para jovens das escolas públicas moradores de bairros periféricos das cidades da RMSP. Bento Urandir Justino dos Santos, de 18 anos de idade, formado na Escola Estadual Doutor Benedito de Lima Tucunduva, no Jardim Ana Maria, de Carapicuíba, conquistou uma vaga na USP para cursar medicina veterinária, sua primeira opção no Provão. O aluno também foi aprovado para a Fatec, sua segunda opção de curso, em análise de desenvolvimento de sistemas. “Vou cursar a USP, pois não poderia deixar de agarrar essa grande oportunidade”, afirma.

Bento Urandir Justino dos Santos, ao lado da mãe Maria Dilene Justino dos Santos

em visita à Faculdade de Veterinária da USP, após efetivação de sua matrícula na unidade.

Na região da Diretoria de Ensino de Osasco, Ysrafil Rafah Bispo, de 17 anos de idade, que concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Antônio Raposo Tavares e é morador do Jardim Novo Osasco, foi qualificado para a USP, na primeira chamada do Provão Paulista. “Vou cursar geografia. É um sonho para mim”, conta. Mesmo considerando a prova difícil, ele afirma que o apoio recebido na escola ajudou em sua preparação. “Tive professores ótimos que me ajudaram durante esse processo, como Flávio, Waldemar e Uirá”, destaca.

Ysrafil Rafah Bispo

O estudante Ícaro Benedito Ribeiro Alves, de 17 anos, da Escola Estadual Solano Trindade, recebeu a confirmação da aprovação na USP na segunda chamada, divulgada na última sexta-feira (2). O estudante lembra da emoção que ele e sua mãe, Jirleia Benedito, moradores do Jardim Santa Tereza, em Embu das Artes, tiveram com o anúncio. “Eu não esperava passar na USP. Na verdade, foi uma surpresa e uma felicidade imensa, para mim e para a minha família, apesar de todos  acreditarem que eu era capaz”, ele revela.

Sobre a experiência de ter feito o Provão, ele aponta que o suporte da escola e dos professores foi essencial. “Os professores sempre pegavam um tempo das suas aulas para passar um conteúdo que ajudaria na hora do Provão e revisar conteúdos que a sala tinha dificuldade, o que ajudou bastante na hora de realizar a prova”, afirma.

Ícaro Benedito Ribeiro Alves

Segunda chamada

Alunos aprovados na segunda chamada do Provão Paulista Seriado têm até esta terça-feira (6) para fazer a pré-matrícula nas instituições de ensino superior. A lista com nomes dos candidatos foi divulgada na última sexta-feira (2) e está disponível para consulta no portal https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br/. Nesta etapa, o cadastro é exclusivamente online e obrigatório sob o risco de perda da vaga.

Confira o calendário de cada instituição para essa etapa de matrículas:

• Unesp: até 6 de fevereiro, às 23h59;

• USP: até 6 de fevereiro, às 16h;

• Unicamp: até 6 de fevereiro, às 17h;

• Fatecs: até 6 de fevereiro, às 23h59.

Bolsa auxílio

Calouros da USP, Unesp e Unicamp podem se beneficiar com bolsas de alimentação, auxílio moradia e outras iniciativas que colaboram para a permanência do estudante no ensino superior. As solicitações devem ser feitas no ato da matrícula, ou de acordo com calendário das universidades.

Provão Paulista – aprovações de alunos em universidades públicas

• 3.175 convocações nas duas chamadas do Provão Paulista (um estudante pode ter sido aprovado em mais de uma instituição)

• 593 estudantes aprovados na USP

• 161 alunos classificados na Unesp

• 52 na Unicamp

• 2.369 nas Fatecs

• Na região, 14 estudantes foram aprovados em medicina, 31 em direito e seis em psicologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.