Barueri forma a primeira turma de residência em clínica médica

Na noite de quinta-feira, 22 de fevereiro, o auditório do Centro de Eventos de Barueri recebeu diversas autoridades para a formatura da primeira turma de residência em clínica médica Escola de Saúde de Barueri. Os integrantes do Quarteto de Cordas Topre, Samuel Cavalcante e Thiago Silva (violinos), Matheus Aziel (viola) e João Pedro Tavares (violoncelo) fizeram o fundo musical antes e durante a solenidade.   

Compuseram a mesa solene Beto Piteri, secretário de governo, representando o prefeito Rubens Furlan; Milton Monti, secretário de Saúde; Giselle Rodrigues de Sant’anna Neves, diretora da Escola de Saúde; Felipe Ribeiro Cardoso, presidente da Comureme (Comissão Municipal de Residência Médica); Paulo Tierno, diretor-técnico do Hospital Municipal de Barueri, e representantes do legislativo. 

Todos fizeram uso da palavra e enalteceram os investimentos feitos por Barueri. “Já temos um dos melhores aparelhamentos técnicos em saúde em nossos prontos-socorros, no nosso Hospital (Francisco Moran) e nas nossas Unidades Básicas de Saúde. Nosso padrão de saúde vai ficar ainda melhor com a inauguração, em breve, do Hospital Regional”, prevê Beto Piteri. 

Milton Monti, por sua vez, destacou essa modalidade de ensino superior na forma de especialização. “Queremos oferecer um serviço de saúde melhor para a nossa população e qualificar cada vez mais essas pessoas que fazem do ofício de ser médico um verdadeiro sacerdócio”, revelou ele. 

Foram homenageados Dionísio Alvarez Mateos Filho (secretário de Saúde de Barueri na ocasião da implantação do curso e hoje coordenador de Vigilância em Saúde); Mitie Tada Lopes Rebello, médica sanitarista aposentada, e Ana Regina de Lisboa, secretária adjunta de Saúde, representada por Renato Oliveira, chefe de gabinete.  

Sobre o curso 
A residência em clínica médica de Barueri tem reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Os candidatos passam por uma seleção por meio de prova objetiva. A duração foi de dois anos com carga de 60 horas-aula semanais. A experiência foi boa, já que no início de março deste ano, 18 alunos começam em três novas turmas com duas novas especialidades, que terão duração de três anos: pediatria e cirurgia geral. 

“Por ser a primeira turma, fiquei insegura a princípio, mas confiei no desafio de construir uma residência médica aqui. A rede de saúde aqui é bem-estruturada. Não haveria melhor lugar pra mim. Pretendo abrir meu consultório e, por que não, morar aqui em Barueri no futuro”, declarou a formanda Hellen Silva Guinosa. 

Paulo Sérgio Sani, que foi o orador e responsável por fazer o Juramento de Hipócrates, deu um depoimento emocionado sobre a vivência. “Já tinha trabalhado no Sameb e realizei muitas remoções para o HMB. Tivemos que estudar muito para acompanhar os casos de alta complexidade. Durante a residência acompanhamos consultas nas UBSs e no Centro de Especialidades. Valeu muito o aprendizado”, disse. O preceptor Heniton Alves Tonelli, “muito rigoroso,” segundo ele, foi chamado ao palco para receber uma homenagem dos formandos. 

Formandos 
Hellen Silva Guinosa; 
Nayara Duarte de Oliveira; 
Paulo Sérgio Sani; 
Rodrigo Leal de Jesus; 
Vitória Morais Minossi Zaina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.