Construções de novos colégios em Santana de Parnaíba ampliarão número de vagas escolares por toda a cidade

O novo colégio Sete Anões, no Colinas da Anhanguera, terá capacidade de atendimento de aproximadamente mil alunos

Para ampliar o número de vagas do ensino fundamental na região do Colinas da Anhanguera, a Prefeitura de Santana de Parnaíba segue a todo o vapor com as obras de construção do novo Colégio Sete Anões, que terá uma estrutura mais ampla e moderna e contemplará mais de mil alunos, em dois turnos. 

O equipamento público, que está com 53% das obras concluídas, encontra-se na fase de execução de alvenaria e chapisco, capeamento da laje, execução da tubulação hidráulica e quadros elétricos. 

O novo espaço terá 6,3 mil metros quadrados de área construída, distribuídas em 20 salas de aula, sendo duas multifuncionais, auditório para 260 pessoas, ala administrativa, quadra poliesportiva, playground coberto, além de 29 vagas de estacionamento para carro e 9 para motos.

NOVOS PROJETOS EM CONSTRUÇÃO

Além do colégio Sete Anões, a administração municipal já iniciou o projeto da construção de dois colégios infantis, um no bairro Cidade São Pedro e o outro no bairro Suru. 

O novo colégio infantil do bairro Cidade São Pedro contemplará mais de 700 alunos. Sua área total de 2,8 mil metros quadrados de construção contará com 12 salas de aula, duas salas multifuncionais, playground interno e externo, lactário (destinado ao preparo de fórmulas infantis), entre muitos outros. 

Já o colégio do bairro Suru beneficiará mais de 400 crianças. A creche será projetada em uma área total de 9,5 mil metros quadrados, com oito salas de aula, dois berçários, duas salas multifuncionais, um parque com playground, quadra de vôlei de areia, academia ao ar livre e muito mais.

RESULTADOS DOS FORTES INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO

Nos últimos 11 anos, a Prefeitura de Santana de Parnaíba investiu fortemente na educação com a construção de novos colégios, como é o caso do novo Colégio Carlos Alberto, no bairro Cento e Vinte, inaugurado neste mês. Além disso, a gestão está trabalhando em ritmo acelerado na construção de outros dois novos colégios: Abelardo e Chácara Solar II, na Fazendinha.

 Com os investimentos realizados, o município foi reconhecido como o melhor em educação do Estado de São Paulo em 2022, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, na 2ª Edição do Prêmio Band Cidades Excelentes. A iniciativa é promovida pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e Instituto Aquila. A cidade também foi reconhecida como a que mais cresceu no principal indicador de educação básica pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

 Importante destacar que Santana de Parnaíba é uma das poucas cidades do Brasil com ensino 100% municipalizado. E para manter a excelência na área, a prefeitura investe em aulas de robótica, aquisição de chromebooks, oferta de diversos cursos de qualificação e de idiomas (com programas como a Escola Pública de Idiomas, com aulas de inglês, espanhol e mandarim, e o Parnaíba Idiomas, plataforma de formação on-line em 25 línguas para pessoas com idade acima de 13 anos), o Programa Mind Lab, Connect, o Projeto Águia (entrega de óculos), a Saúde na Escola, entre muitos outros investimentos.

MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS EDUCACIONAIS

Além dos investimentos em obras e construções, outro importante trabalho da gestão pública na rede de ensino é o de atualização de pintura, novas carteiras escolares, recomposição de calçada, troca de piso, reforma de toldos, reparo de portas, manutenção no sistema hidráulico e revisão no sistema elétrico. E para manter todos os equipamentos públicos de ensino sempre limpos e organizados, são efetuadas manutenção e limpeza nas caixas de gordura, limpeza e higienização dos reservatórios, limpeza e manutenção das calhas e, uma vez por mês, corte e a poda dos gramados. 

Vale lembrar também que a prefeitura entrega kits de uniformes escolares e kits de material para todos os alunos da rede gratuitamente, além de investir na formação continuada dos professores e demais trabalhadores. Outro ponto de destaque na educação é a preocupação com a correta alimentação dos alunos, por meio de um cardápio elaborado por nutricionistas e que conta com produtos da agricultura familiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.