Casaviva homenageia mulheres com mostra de artes no Osasco Plaza Shopping

No mês marcado pela luta das mulheres por direitos, a Casaviva realiza de 8 a 17 de março, das 10h às 22h, na área de eventos do Osasco Plaza Shopping, a exposição “Linhas de Encontro”, com arte de seis mulheres de Osasco. A atividade de abertura organizada por Raisa Alves, da coordenação da Casaviva, será no Dia Internacional da Mulher (8 de março/sexta-feira), às 19 horas, com performance artística de Rosi Cheque, música autoral com Vanessa Silva. Endereço: Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, 81, Centro.

O Dia Internacional da Mulher marca a luta feminina contra a subserviência que o homem quis e quer impor, tentando sempre privar a mulher de seus direitos constitucionais.  A luta é contra o machismo e contra a violência (física, psicológica, sexual, patrimonial e moral). A exposição “Linhas de Encontro” é uma maneira de lembrar a importância de tecermos as linhas da vida buscando sempre bons resultados (individuais e coletivos), além de dar visibilidade a projetos artísticos diversos realizados por seis mulheres na pintura, na escultura e no desenho.

“Linhas de Encontro” permite que os visitantes façam uma “imersão” nas obras das artistas que usam materiais diversos para compor cenas na tela e escultura. Em cada obra há o mundo visto e sentido por meio de pincéis, lápis, cinzel, cores, traços, formas, pedaços, curvas, retas e linhas que ora se distanciam, ora se encontram. São seis mulheres empoderadas, ocupando seus espaços na vida, no trabalho e na arte retratando situações, pessoas, tempos.

Sobre as expositoras

Irene Garcia. Formada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Participou de exposições, atuou como ilustradora na Revista Veredas, produziu telões para peça teatral e painéis para shows de folclore. Lecionou arte em várias escolas e, atualmente, leciona no Anglo Leonardo da Vinci. Pensa na arte como imprescindível na vida de todas as pessoas. Em suas criações apresenta um pouco do cotidiano e desenha as pessoas mostrando seu trabalho, lazer, descanso.

Juçara Rodrigues. É bacharel em Pedagogia, pela USP. Fez cursos de pintura em tela no Ateliê D´Art Gladys Ometto, artesanato para trabalhos em madeira e papel reciclado e cursos de artes e artesanato para educação especial. Participou de várias exposições. Trabalhando com crianças especiais teve a oportunidade de verificar como a arte, e as obras dos artistas das mais variadas tendências, sensibilizavam os alunos auxiliando na aprendizagem. Constantemente busca aprimorar sua técnica.

Mágarcía. É artista plástica, participou de várias exposições (individuais e coletivas) como a exposição Canto das Aquarelas. Recebeu diversas menções honrosas. É professora de pintura em tela e aquarela no Ateliê Terapêutico Curarte. No Museu Municipal de Barueri participou com uma obra na Exposição de Artes Visuais “Por um País de Paz”.

Risomar Fasanaro. Formada em Letras, na USP, recebeu o prêmio “Teresa Martin” com o romance ficcional “Eu: primeira pessoa, singular”, que lhe valeu uma viagem à Europa e a publicação do livro. Estudou arte com Gladys Ometto, Maria Gaio, Cristina Leite, Maria Villi e com João Batista da Silva, que a levou a perder de vez o medo de arriscar, de se colocar nas pinturas. É contista e poeta.

Shirley Xavier da Silveira. Terapeuta e Escultora na empresa Fênix Atelier Transpessoal. Participou de inúmeras exposições coletivas e individuais no Brasil, na Espanha e na França. Criou para o Governo do Estado de SP diversas Obras de grande porte ligadas ao Projeto Tietê. Tem obras públicas em Osasco, São Bernardo do Campo e em entidades como Senai e Maçonaria.  Criou trabalhos de painéis escultóricos em hotéis e em condomínios. Possui obras em coleções particulares no Brasil, Europa e Estados Unidos e no Museo de Arte do Parlamento de São Paulo.

Mônica Garcia. Formada em Artes Plásticas e Arteterapia, trabalhou na educação em Osasco e em Barueri. Participou de diversos movimentos culturais e organizou vários saraus e mostras intitulados “A Arte em que Habito”. Participa de exposições na região. Atua como arteterapeuta e psicanalista no Instituto Presbiteriano PIRA VIVO no Piratininga.

Na oportunidade, a Casaviva comemorará também o aniversário de 7 anos da abertura de seu espaço cultural, com grande atuação social, ambiental e cultural na cidade e região promovendo e estimulando o crescimento cultural da cidade seja apresentando novos artistas seja divulgando para o público a produção coletiva e individual de talentos anônimos de Osasco e da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.