Câmara promove noite de gala para o Prêmio Mulher de Destaque
Em pleno Dia Internacional da Mulher, evento reuniu no Teatro Municipal 21 mulheres homenageadas pelos vereadores de Osasco
Na noite da última sexta-feira (08), Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal realizou, no Teatro Municipal Glória Giglio, uma noite de gala para homenagear 21 mulheres no Prêmio Mulher de Destaque.
Criado por meio da Resolução nº 9/2016, o Prêmio reconhece a importância da atuação feminina em todos os segmentos da sociedade. As mulheres homenageadas foram indicadas pelos vereadores e apresentadas por meio de Projeto de Decreto Legislativo, com aprovação em plenário.
Na noite da premiação, a Mesa Diretora foi composta pelas vereadoras Cristiane Celegato (REPUBLICANOS), Elsa Oliviera (PODE), Ana Paula Rossi (PL), Juliana da AtivOZ (PSOL) e Lúcia da Saúde (PODE), além da vice-prefeita, Ana Maria Rossi.
Presidente da Mesa, Cristiane Celegato apontou dados sobre feminicídio. “Os dados apresentados recentemente mostram dados graves sobre feminicídio no Brasil e nós precisamos nos unir para reduzirmos esses números”, disse a parlamentar. Ela também parabenizou e elogiou as mulheres homenageadas na premiação.
Primeira a falar, Juliana da AtivOZ ressaltou que além de homenagens, o dia 8 de março é um retrato da luta das mulheres.
“Esse mês retrata a luta das mulheres por mais espaço e nós só estamos aqui porque muitas passaram antes de nós, muitas lutaram e até morreram para que nós pudéssemos ter direitos. Nós, mulheres, estamos avançando, porém, ainda existe muita coisa para lutarmos e alcançarmos. Esse é um espaço de poder que cada uma de nós pode alcançar”, ressalta a parlamentar.
Ana Paula Rossi aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio de Carmônio Bastos (PODE), presidente da Câmara, na realização da solene e reforçou o valor das cinco mulheres vereadoras que fortalecem as políticas públicas.
“Nós não temos nenhuma questão partidária que esteja acima das políticas públicas para mulheres, nós nos apoiamos e nos valorizamos”, destacou a parlamentar ao afirmar que ainda há muito a se conquistar. “Ainda temos muito o que fazer pelas mulheres para, de fato, garantir proteção e direitos”.
Elsa Oliveira comentou a importância do evento para dar visibilidade ao trabalho e a luta das mulheres na sociedade.
“É um momento muito especial para nós, em proporcionar esse momento de visibilidade, de promover o trabalho dessas mulheres que, às vezes, não tem oportunidade de mostrar suas histórias”, evidenciou Elsa Oliveira ao falar sobre o papel das organizações e entidades sociais administradas por mulheres.
Lúcia da Saúde, por sua vez, parabenizou especialmente a todas as homenageadas da noite. “Todas são incansáveis, multiplicadoras e fundamentais em nossa sociedade. Parabéns a cada uma de vocês”, disse a vereadora.
A vice-prefeita, Ana Maria Rossi, contou um pouco de sua história e das relações que fez desde quando era ainda criança. “Hoje eu sou vice-prefeita, meu marido foi prefeito quando eu ainda era muito jovem. Eu estudei aqui, fui operária aqui em Osasco e nunca sonhei que um dia eu seria primeira-dama em Osasco. Podem até achar que não seremos nada, mas a gente se transforma e fazemos coisas que nunca imaginamos. Não tem idade, não tem tempo, não tem preparação, a gente pode ser o que nós quisermos”, declarou Ana Maria Rossi ao estimular as mulheres a conquistarem seus sonhos.
O único vereador a fazer uso da palavra foi o presidente da Câmara, Carmônio Bastos (PODE), que ao usar a tribuna e parabenizou todas as mulheres.
“Parabéns a todas as mulheres presentes aqui. Falando em nome de todos os vereadores, neste momento eu tenho a felicidade de ser presidente em uma legislatura que conta com cinco mulheres, guerreiras, batalhadoras, cada uma com sua luta, com suas ideologias, mas todas trabalhando incansavelmente pelo bem da cidade”.
As mulheres reconhecidas pelo seu desempenho em 2024 foram:
Maria Lurdes Ana de Jesus Silva (indicada pelo vereador Adauto Tô Tô)
Cristiane Martins Marques Felinto (indicada pela vereadora Ana Paula Rossi)
Raquel Teresina Dias (indicada pelo vereador Batista Comunidade)
Dra. Vanessa de Souza Silva (indicada pelo vereador Carmônio Bastos)
Kátia Maria Pereira dos Santos Ribeiro (indicada pela vereadora Cristiane Colegato)
Dra. Jeanette Masutti Massa (indicada pelo vereador Délbio Teruel)
Lilian Lorem Pereira da Silva (indicada pela vereadora Elsa Oliveira)
Isa Isaac Silva (indicada pelo vereador Emerson Osasco)
Priscila Estefânia de Souza Bonassa Ruiz (indicada pelo vereador Fábio Chirinhan)
Estela Vieira Almeida (indicada pela vereadora Lúcia da Saúde)
Maricélia Caldas de Oliveira Santos (indicada pelo vereador Joel Nunes)
Simone de Freitas Souza Gomes (indicada pelo vereador Zé Carlos Santa Maria)
Dra. Meire Regina Hernandes (indicada pelo vereador Josias da Juco)
Alessandra de Souza (indicada pela vereadora Juliana da AtivOz)
Alice Pires Benedeti (indicada pelo vereador Laércio Mendonça)
Maria Cesarina Ribeiro da Silva (indicada pelo vereador Julião)
Dra. Ana Paola Castagnari (indicada pelo vereador Michel Figueredo)
Elizabeth Assunção Ferreira Oliveira (indicada pelo vereador Pelé da Cândida)
Niede Oliveira Correia (indicada pelo vereador (Paulo Junior)
Elisabeth Veiga de Souza Saldanha (indicada pelo vereador Ralfi Silva)
Lupyta Mikelly da Silva (indicada pelo vereador (Rodrigo Gansinho)