Vida de Chica da Silva inspira peça de teatro com apresentação no dia 28/04

Temas como: proteção à criança, empoderamento feminino e racismo serão abordados na peça ‘Chica, Maria, José faz de conta que foi assim’

Uma das manifestações artísticas mais antigas da sociedade servirá como ferramenta de reflexão e informação sobre proteção à criança, empoderamento feminino e racismo. A peça teatral ‘Chica, Maria, José faz de conta que foi assim’, escrita por Célio de Sousa, ator, diretor e escritor, abordará os temas com humor para provocar um debate com a plateia. A apresentação é gratuita e acontecerá no dia 28 de abril (domingo), às 16h, na Sede da Congada de São Benedito de Cotia.

A apresentação da peça está entre os projetos contemplados pelo Edital 2/2023, lançado pela Secretaria de Cultura e Lazer de Cotia, com recursos da Lei Federal Paulo Gustavo. Célio de Sousa, que também assina a direção, se inspirou na história de Chica da Silva, filha de um homem branco e de uma mulher negra escravizada no Brasil. Em sua trajetória, Chica da Silva rompeu barreiras impostas pela sociedade à época, ascendeu à elite colonial e conquistou a sua liberdade.

Temas difíceis como: bullying, violência doméstica, violência contra a criança fazem parte dos trabalhos assinados por Célio de Souza e, a cada espetáculo, remete o público à reflexão e transformação positiva. Em seu repertório estão peças como, “Mulher não se cale”, que já foi premiada por outro edital cultural e foi apresentada em Cotia.

Para ‘Chica, Maria, José faz de conta que foi assim’ estarão reunidos artistas experientes e iniciantes. Entre os veteranos estão Luis Pardal, da APEC de Caucaia, professor das oficinas de teatro “Siga Shakespeare” e Damaris Ferreira da TAO Cultural que teve o projeto “O Jogo do Espelho” realizado também em escolas e espaços públicos da Cotia. O elenco completo estará composto por: André Job, Angela Silva, Damaris Ferreira, Luis Pardal e Paulo Camillo. Elaine Raimondo Daniel assina o figurino e cenário, Valentina Nicoletti a coreografia e a produção é da TAO Cultural.

Serviço

Teatro: ‘Chica, Maria, José faça de conta que foi assim’

Dia 28 de abril de 2024 (domingo), às 16h

Local: Congada de São Benedito de Cotia

Endereço: Rua Padre José Ferreira Seixas, 146, Vila São Joaquim

Gratuito

Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.