Presidida por Bruna Furlan, Comissão da Saúde faz audiência pública com mais 9 cidades

Presidida pela deputada Bruna Furlan (PSDB) a Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) realizou mais uma audiência pública com as Diretorias Regionais de Saúde (DRS). Objetivo é ouvir os 645 municípios paulistas e conhecer os problemas enfrentados por essas cidades para intermediar possíveis soluções junto ao Governo Estadual.

Desta vez a reunião aconteceu com a Diretoria Regional IV, formada por nove cidades: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente. Juntas, elas somam cerca de 1,7 milhão de habitantes. “Nós gostaríamos de recolher informações sobre os equipamentos da rede pública da saúde e as demandas e necessidades regionais”, disse a deputada durante a reunião.

Uma das reivindicações foi apresentada por Rodolfo Amaral, consultor econômico do Hospital Santo Amaro, que reivindicou mais recursos para a saúde da cidade de Guarujá. “Somos 4,06% do orçamento da população do Estado, então temos que ter 4% do orçamento da Saúde do Estado. Isso dobraria o volume de recursos que a gente receberia”, comparou.

Desde que assumiu a presidência da Comissão da Saúde da Alesp, em 2023, a deputada já realizou audiências públicas em 9 DRS, o que representa 282 municípios do Estado. Entre o segundo semestre de 2025 e primeiro semestre de 2026 a Comissão ainda vai percorrer os municípios de Araçatuba, Araraquara, Franca, Marília, Piracicaba, São José do Rio Preto, Sorocaba e Grande São Paulo.

“Com isso, teremos percorrido as 17 Diretorias Regionais de Saúde ouvindo secretário municipais de Saúde, prefeitos, vereadores, gestores de hospitais públicos e privados com atendimento do SUS e outros equipamentos de Saúde e conselheiros municipais”, explicou a deputada. “Nem todos os problemas serão resolvidos, mas todos serão enfrentados, pode ter certeza”, ressaltou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.