Câmara de Osasco aprova projeto que beneficia vigias municipais
Plenário aprovou quatro itens na Ordem do Dia da 50ª sessão ordinária
O plenário da Câmara Municipal de Osasco aprovou, nesta terça-feira (16), durante a 50ª sessão ordinária, quatro projetos sobre temas relacionados à categoria dos vigias municipais, a ajustes técnicos no orçamento vigente e à concessão de honrarias.
De inciativa do vereador Josias da Juco (PSD), o Projeto de Lei 56/2023 dispõe sobre a denominação da base de vigilância da categoria dos vigias municipais, localizada no bairro Jaguaribe. A proposta denomina a base de Juarez Lustoza, em homenagem ao servidor aposentado que trabalhou por quase 23 anos na Prefeitura e faleceu em 2019.
“O Juarez foi uma pessoa que lutou para que os vigias tivessem a sua própria sede, era um sonho dele”, disse Josias. Segundo o parlamentar, o vigia sempre foi um profissional exemplar, acolhedor, atencioso e a indicação de seu nome para a base dos vigilantes foi do secretário de Segurança e Controle Urbano, coronel José Virgolino de Oliveira.
A matéria foi aprovada em votação única, com 17 votos favoráveis, e segue agora para apreciação do Executivo.
Também aprovado em segundo turno, o Projeto de Lei 120/2025 trata da abertura de crédito adicional especial ao orçamento vigente no valor de R$ 786 mil. Segundo o líder do governo na Casa, vereador Délbio Teruel (União), a abertura de crédito é um procedimento necessário para que o município proceda a devolução de emendas dos deputados estaduais Altair Moraes (Republicanos) e Mônica Seixas (PSOL), respectivamente para implantação de escolinha de futebol e Copa LGBTQIAP+ de voleibol. Teruel explicou que as emendas não puderam ser usadas devido a impedimentos técnicos.
O plenário ainda aprovou dois Projetos de Decreto Legislativo (PDL) para concessão de honrarias. O PDL 63/2024, do vereador Paulo Junior, concede Placa Comemorativa à Igreja Nova Jerusalém Osasco. Já o PDL 3/2025, do vereador Ralfi Silva (Republicanos), Placa Comemorativa à Drogaria Econômica.
