Cinema, ritmos brasileiros e Festival LGBTQUÉ ISSO? agitam Fábricas de Cultura da Grande São Paulo e Vale do Ribeira

Espaços de lazer e cultura nas periferias promovem shows, oficinas, cinema e mesas de diálogo sobre gênero, raça e território.

Entre os destaques está a apresentação musical de ritmos brasileiros. Foto: divulgação

Crianças, famílias e comunidade podem aproveitar uma programação gratuita repleta de cultura, música e atividades artísticas nas Fábricas de Cultura de Diadema, Osasco e Iguape – unidades do programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciado pela Organização Social Poiesis. Entre exibições de cinema, shows, oficinas, rodas de percussão e debates, as unidades se tornam espaços de lazer, aprendizado e convivência artística.

As Fábricas de Cultura atuam como centros de encontro nas periferias, promovem experiências que combinam educação, arte e diversão. Os equipamentos incentivam a criatividade, fortalecem a identidade cultural local e promovem a inclusão social, ao reforçar o papel da arte como ferramenta de conexão entre territórios, gerações e diferentes comunidades.

Fábrica de Cultura Diadema: cinema e Samba Rock

Em 02/10, às 19h, a unidade exibe o filme Mancha (2025), de Bruno Maciel, ex-aprendiz da Fábrica de Cultura. A obra acompanha quatro detentos que interpretam uma mancha de sangue seco na parede como expressão artística, com reflexões sobre liberdade, moralidade e destino. Após a exibição, o público participa de um bate-papo com o elenco para aprofundar as discussões do filme.

Vem pra Fábrica de Cultura com Família do Balanço!, acontece em 11/10, às 15h, um evento dedicado ao Samba Rock, com oficinas, aulas abertas, apresentações e música ao vivo. Professores e DJs convidados conduzem atividades interativas, celebram a cultura, a dança e a convivência comunitária com muita energia e ritmo.

Fábrica de Cultura Iguape: Festival LGBTQUÉ ISSO?

Entre 03 e 05/10, a Fábrica de Cultura 4.0 Iguape realiza o Festival LGBTQUÉ ISSO?, com o tema Orgulho pra quem?. A iniciativa propõe debates e reflexões sobre visibilidade, direitos e diversidade, reúne ativistas, pesquisadores, artistas e integrantes da comunidade LGBTQIAPN+ local em mesas de diálogo que discutem gênero, raça, classe, território e geração. O evento busca promover a construção coletiva de caminhos para tornar o orgulho mais inclusivo e representativo.

Fábrica de Cultura Osasco: ritmos nordestinos e música autoral

Em 23/10, a programação celebra o Dia do Nordestino com o show Cabra é fêmea, às 19h30. O grupo, formado exclusivamente por mulheres, apresenta forró, xote e rabeca, promove releituras de clássicos e homenagens a mestres da cultura popular, a fim de fortalecer o empoderamento feminino e a valorização da tradição nordestina.

Na mesma data, às 18h30, acontece Noites de antigamente – o passo no forró, evento que estimula a participação ativa dos aprendizes e celebra ritmos que marcaram diferentes gerações, como samba, samba-rock e jazz, em uma experiência de memória musical, diversidade cultural e convívio social.

Em 24/10, às 19h30, a cantora Nô Stopa lança seu 6º álbum com o show Brasa, celebrando a identidade musical brasileira. Com influências que vão do forró e xote ao samba-reggae, choro e bolero, o espetáculo combina tradição e inovação, com participações especiais de artistas renomados.

SERVIÇO

Fábrica de Cultura Diadema

Endereço: Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Diadema/SP

Horário de funcionamento:

De terça a sexta-feira, das 9h às 19h

Sábado, das 9h às 17h

Telefone: (11) 4061-3180

Fábrica de Cultura 4.0 Iguape

Endereço: Praça Engenheiro Greenhalgh, s/nº – Iguape/SP

Horário de funcionamento:

De terça a sexta-feira, das 9h às 19h

Sábado, das 9h às 17h

Telefone: (13) 3848-9300

Fábrica de Cultura 4.0 Osasco

Endereço: Rua Santa Rita, s/nº – Jardim Rochdale, Osasco/SP

Horário de funcionamento:

De terça a sexta-feira, das 9h às 19h

Sábado, das 9h às 17h

Telefones: (11) 91415-1640 | (11) 94234-2608

Sobre o Programa Fábricas de Cultura

As Fábricas de Cultura da zona norte e sul de São Paulo, Diadema, Osasco e Iguape – Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Poiesis – são espaços de acesso gratuito que colaboram na ampliação do conhecimento cultural por meio de diversas atividades artísticas e formativas.

Sobre a Poiesis

A Poiesis é uma Organização Social de Cultura que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição tem  o propósito de oferecer espaços de acesso democrático ao conhecimento, fomentar a criação artística e intelectual, e promover difusão da língua e da literatura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.