Osasco São Cristóvão Saúde joga nesta quinta-feira (11) por vaga na semifinal do Mundial
Equipe de Bianca Cugno, Camila Brait, Jenna Gray, Mayhara, Caitie Baird, Maiara Basso, Larissa e cia. precisa de uma vitória para garantir vaga entre as quatro melhores do planeta
Osasco São Cristóvão Saúde joga por um lugar na semifinal do Campeonato Mundial de Clubes Feminino de Vôlei nesta quinta-feira (11). Para se garantir entre os quatro melhores, a equipe comandada pelo técnico Luizomar precisa vencer o Zhetysu, do Cazaquistão, na partida que começa às 20h30, no ginásio Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo. Mesmo com o revés sofrido diante do Scandicci, da Itália, na noite desta quarta-feira (10), por 3 sets a 0 (parciais de 29/31, 22/25 e 15/25, em 1h25min), Camila Brait, Jenna Gray, Mayhara, Bianca Cugno, Caitie Baird, Maiara Basso, Larissa e cia. dependem apenas de suas forças para avançar.
A partida entre Osasco São Cristóvão Saúde e Zhetysu fecha a fase de classificação do Grupo A do Mundial e será transmitida pela Cazé TV, no Youtube; e pela plataforma de streaming oficial da Volleyball World, a Volleyball World TV (VBTV – vb.tv).
O técnico Luizomar fez questão de valorizar sua equipe após o jogo desta quarta. “Saio orgulhoso do meu time e das minhas atletas. Não só lutaram. Mostraram que têm voleibol para evoluir. Enfrentamos uma grande equipe, que está de parabéns pela vitória, mas uma atuação como a de hoje, principalmente nos dois primeiros sets, enfrentando de igual para igual uma força européia, mostra que estamos no caminho certo. Vamos nos manter focados no objetivo traçado desde o início, que é conquistar uma medalha. E estamos muito perto da semifinal para seguir em busca dessa meta”, disse o treinador osasquense.
Bianca Cugno, maior pontuadora da partida, com 28 acertos, concorda com o treinador. “Claro que queríamos a vitória e lutamos com todas as nossas forças para isso. Mas saio de quadra com a certeza de que estamos prontas para os próximos desafios. Vamos enfrentar o Zhetysu com o objetivo de dar o nosso melhor como equipe, buscar essa vaga para a semifinal e seguir com o objetivo de subir ao pódio do Campeonato Mundial”, comentou a oposta argentina.
O jogo – Osasco e Scandicci fizeram um grande primeiro set, recheado de emoções e reviravoltas. Quando Larissa empatou em 4/4 com dois aces, as donas da casa mostraram que não se deixaram intimidar pelo favoritismo do adversário. Com um arsenal ofensivo, Bianca Cugno comandou o ataque que manteve o time um ponto à frente em boa parte do jogo. Nos momentos decisivos, a oposta argentina marcou no 25/25, 26/26, 27/27 e 28/28. E apesar da chance de chegar no 29/28, as italianas erraram menos na reta final e fecharam por 31/29.
No segundo set, as osasquenses repetiram a sólida parcial inicial. Caitie Baird aproveitou o bom saque de Maiara Basso para marcar 11/12 na bola de xeque. Na sequência, a ponteira norte-americana atacou para empatar (12/12). O time da casa assumiu a ponta com um ace de Larissa (14/13) e seguiu na luta. A central voltou a pontuar no 20/22, desta vez no bloqueio. Bianca Cugno enfiou duas marteladas no meio do paredão italiano e manteve Osasco vivo ao marcar 21/23 e 22/24. Porém, na jogada seguinte, a defesa, que subiu muitas bolas sob o comando de Camila Brait, não conseguiu evitar que o Scandicci fechasse em 25/22.
O terceiro set começou complicado. Enquanto as osasquenses lutaram do início ao fim para não deixar a parcial “escapar”, as italianas mostraram mais eficiência na virada de bola. Luizomar precisou pedir tempo quando o placar chegou a 9/15. Suas atletas não conseguiam repetir o volume de jogo, mas não se entregavam, Bianca arrancou um ace no 11/18 e desceu o braço no 14/21. No final, não foram capazes de evitar a vitória do time europeu, que fechou por 25/15.
Jogaram e marcaram para o Osasco São Cristóvão Saúde: Jenna Gray (1), Bianca Cugno (28), Maiara Basso (4), Caitie Baird (9), Larissa (8), Mayhara (1) e a líbero Camila Brait. Entraram: Valquíria, Maira, Marina Sioto, Rebeca. Técnico: Luizomar.
Jogaram e marcaram para o Scandicci: Ognjenović (4), Skinner (23), Bosetti (1), Nwakalor (7), Antropova (22), Weitzel (6), Brenda Castillo. Entraram: Franklin (2), Ruddins (1), Manuela Ribechi. Técnico: Marco Gaspari.
Osasco no Mundial de Clubes
9/12 (terça-feira) – Osasco São Cristóvão Saúde 3 x 0 Alianza Lima (PER)
10/12 (quarta-feira) – Osasco São Cristóvão Saúde 0 x 3 Scandicci (ITA)
11/12 (quinta-feira) – 20h30 – Osasco São Cristóvão Saúde x Zhetysu (CAZ)
Semifinais
13/12 (sábado) – 13h e 16h30
Final
14/12 (domingo) – 16h30
3º lugar
14/12 (domingo) – 13h
