Legislativo osasquense reconhece importância de convênio entre Brasil e Itália
Projetos aprovados homenageiam autoridades italianas e reforçam laços históricos e internacionais entre as cidades de Osasco
O Plenário da Câmara Municipal de Osasco aprovou, em Discussão Única, nesta quinta-feira (5), durante a 2ª Sessão Ordinária, três Projetos de Decreto Legislativo (PDLs) que reconhecem a importância do convênio de irmandade entre os municípios de Osasco, no Brasil, e Osasco, na Itália.
As duas cidades são historicamente reconhecidas como “irmãs gêmeas” por compartilharem o mesmo nome e por terem trajetórias entrelaçadas, agora fortalecidas por iniciativas que ampliam o intercâmbio internacional.
Homenagens e reconhecimento internacional
De autoria do presidente da Frente Parlamentar Nossa História, vereador Josias da Juco (PSD), o PDL 122/2025 concede Placa Comemorativa em razão do Convênio de Irmandade entre os dois municípios.
Já o presidente da Câmara, vereador Carmônio Bastos (Podemos), é autor do PDL 1/2026, que concede o Título de Cidadão Osasquense ao arquiteto e ex-prefeito da cidade italiana de Osasco, Guido Geuma. Ele foi um dos signatários do convênio, em 1991, ao lado do então prefeito osasquense Francisco Rossi.
O PDL 2/2026, também de iniciativa de Josias da Juco, concede a mesma honraria ao atual prefeito da Osasco italiana, Adriano Giovanni Miglio.
As homenagens serão entregues no dia 27 de fevereiro, durante Sessão Solene que reafirmará oficialmente o convênio internacional entre os municípios.
“A ideia é que a gente possa fortalecer o intercâmbio em vários segmentos”, destacou o vereador Josias da Juco.
Segundo o parlamentar, o objetivo da parceria é gerar impactos positivos para a população, com ações conjuntas nas áreas de educação, saúde, trabalho, desenvolvimento econômico, social e tecnológico.
Parque do Nordestino recebe nome oficial
Também em Discussão Única, o Projeto de Lei 6/2026 foi aprovado com 18 votos favoráveis. A proposta denomina oficialmente o Parque do Nordestino, situado no Jardim Rochdale, como Naécio Gonçalves Bastos.
O homenageado era baiano e dedicou sua vida à educação, ao serviço público e às causas sociais, com forte atuação em favor das populações mais vulneráveis do município. O parque será inaugurado no próximo sábado, dia 7.
Outros projetos aprovados
O Plenário também aprovou dois Projetos de Lei em primeiro turno, que ainda passarão por nova votação:
- PL 106/2025, da vereadora Lúcia da Saúde (Podemos), que institui o Dia das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Osasco;
- PL 210/2025, do vereador Alexandre Capriotti, que cria o Dia Municipal de Empatia com Pet no calendário oficial da cidade.
As propostas reforçam o papel do Legislativo osasquense na valorização da história, das políticas públicas e das relações institucionais que impactam diretamente a população.
