Palestra mobiliza profissionais da saúde para campanha Junho Vermelho em Barueri
A Prefeitura de Barueri promoveu, na manhã desta terça-feira (19), uma palestra sobre doação de sangue para mobilizar profissionais da saúde e fortalecer as ações da campanha Junho Vermelho no município. O encontro aconteceu no auditório da Fatec Barueri e reuniu servidores da área e interessados no tema.
Com o tema “Doação de Sangue e Seus Impactos”, a palestra abordou a importância da doação para o sistema público de saúde, os impactos sociais da iniciativa e os desafios enfrentados pelos hemocentros para manter os estoques abastecidos.
A enfermeira da Secretaria de Saúde de Barueri, Nilza Barbosa, destacou que o objetivo é conscientizar os profissionais da rede municipal para ampliar o número de doadores durante o Junho Vermelho e incentivar a prática no dia a dia.
A apresentação foi conduzida por Isamara Flores, profissional da Fundação Pró-Sangue responsável pelo posto instalado no Hospital Municipal Francisco Moran. Durante o encontro, ela alertou para a queda no número de doadores após a pandemia da Covid-19.
Segundo dados apresentados, apenas 1,4% da população brasileira doa sangue regularmente, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um índice mínimo de 3% para evitar risco de desabastecimento.
Outro tema debatido foi o Patient Blood Management (PBM), método que busca preservar o sangue do próprio paciente e reduzir transfusões desnecessárias.
A Secretaria de Saúde também anunciou novas ações para o Junho Vermelho, incluindo campanhas de conscientização e mobilização entre os servidores municipais.
Criado em 2015 pelo Movimento Eu Dou Sangue, o Junho Vermelho tem como objetivo incentivar a doação de sangue em todo o país, especialmente durante o inverno, período em que os estoques costumam registrar queda.
