Barueri inaugura novo acesso viário que liga a cidade a Carapicuíba

Na tarde de quinta-feira (25), a Prefeitura de Barueri inaugurou oficialmente o novo corredor viário que liga a Avenida Pirarucu, no bairro Aldeia, à Rua Miguel Barbar, na Vila Gustavo Correia, em Carapicuíba. A obra, executada pela Secretaria de Obras de Barueri, representa um importante avanço para a mobilidade urbana da região e deve beneficiar milhares de motoristas que circulam diariamente entre os dois municípios.

A cerimônia contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do prefeito de Barueri, Beto Piteri, do prefeito de Carapicuíba, José Roberto, além de autoridades estaduais, municipais e federais.

Com mais de 1,5 quilômetro de extensão e 14 metros de largura, a nova via margeia o Rio Tietê e passa em frente à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barueri. O trajeto começa ao lado da Ponte Akira Hashimoto, conectando a Rua General de Divisão Pedro Rodrigues da Silva e a Avenida João Batista Soares, em Barueri, à Rua Miguel Barbar, em Carapicuíba.

Além da pavimentação asfáltica, a obra recebeu infraestrutura completa, incluindo drenagem, sinalização e demais intervenções necessárias para garantir mais segurança e fluidez ao trânsito.

A expectativa é que o novo acesso reduza significativamente o tempo de deslocamento entre Barueri e Carapicuíba, oferecendo uma alternativa ao tráfego pela Avenida Deputado Emílio Carlos. A ligação também facilita o acesso ao km 21, na divisa com Osasco, por meio da conexão com o novo viaduto do Corredor Oeste.

Investimento conjunto

A obra foi viabilizada por meio de parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e as prefeituras de Barueri e Carapicuíba.

Segundo o Governo do Estado, foram destinados R$ 15 milhões por meio de convênio da Secretaria de Governo e Relações Institucionais (SGRI) com Barueri, além de R$ 4,4 milhões do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi) para Carapicuíba.

Como contrapartida, a Prefeitura de Barueri investiu R$ 13,07 milhões, enquanto Carapicuíba aportou R$ 1,67 milhão, totalizando mais de R$ 34 milhões em investimentos para a execução da nova ligação viária.

A expectativa é que a obra contribua para melhorar a mobilidade urbana, fortalecer a integração regional e facilitar o deslocamento entre Barueri, Carapicuíba e Osasco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.