Campanha contra o sarampo já está em andamento em São Paulo, Guarulhos e São Bernardo; vacinação começou nesta segunda (3)
A campanha especial de vacinação contra o sarampo já está em andamento nas cidades de São Paulo, Guarulhos e São Bernardo do Campo. A mobilização teve início nesta segunda-feira (3) e faz parte das ações do Governo do Estado para conter o avanço da doença na Região Metropolitana.
A estratégia contempla todas as pessoas entre 6 meses e 59 anos, inclusive quem já recebeu a vacina anteriormente. O imunizante utilizado é a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola.
Estado registra 16 casos confirmados de sarampo
A campanha foi intensificada após o aumento dos casos da doença em 2026. Segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), o Estado de São Paulo já confirmou 16 casos de sarampo neste ano.
A distribuição dos casos é a seguinte:
- 13 casos na capital paulista;
- 2 em São Bernardo do Campo;
- 1 em Guarulhos.
O caso mais recente envolve uma criança de Guarulhos que não havia sido vacinada, reforçando a importância da imunização.
Viajantes devem ficar atentos aos sintomas
As autoridades sanitárias também orientam pessoas que viajaram para países que sediaram a Copa do Mundo a ficarem atentas aos sintomas da doença.
Os principais sinais do sarampo são:
- Febre;
- Tosse;
- Coriza;
- Conjuntivite;
- Manchas avermelhadas pelo corpo;
- Mal-estar.
Em caso de sintomas, a recomendação é procurar atendimento médico imediatamente.
Multivacinação segue nas demais cidades paulistas
Enquanto a vacinação ampliada contra o sarampo ocorre em São Paulo, Guarulhos e São Bernardo do Campo, os demais municípios do estado participam da Campanha Nacional de Multivacinação, voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos.
Pais e responsáveis devem levar a caderneta de vacinação às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para que as equipes avaliem quais vacinas precisam ser atualizadas. Caso a caderneta tenha sido perdida, a orientação é procurar uma UBS para avaliação do histórico vacinal.
Cobertura vacinal ainda preocupa
Dados preliminares apontam que a cobertura da vacina tríplice viral permanece abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Atualmente, o Estado registra:
- 77,5% de cobertura para a primeira dose;
- 65,5% para a segunda dose.
A meta nacional é atingir 95% de cobertura em ambas as aplicações para impedir a circulação do vírus.
A vacina é gratuita e está disponível nas unidades de saúde participantes da campanha.
