Brasil realiza Dia D de vacinação contra 20 doenças neste sábado (22)

Crianças e adolescentes menores de 15 anos poderão atualizar a caderneta de vacinação em todo o país; campanha de multivacinação segue até 1º de setembro.

O Brasil realiza neste sábado, 22 de agosto, o Dia D da Campanha de Multivacinação, com a mobilização de postos de saúde em todo o país para atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A estratégia oferece vacinas que protegem contra 20 doenças e segue até 1º de setembro.

Pais e responsáveis devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e demais pontos de vacinação de seus municípios. As doses serão aplicadas conforme a idade, o histórico vacinal e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

Entre os imunizantes disponíveis estão vacinas contra poliomielite, hepatites, meningites, febre amarela, influenza, Covid-19, HPV, dengue, sarampo, caxumba e rubéola.

Pneumo 20 é novidade na campanha

Pela primeira vez, a campanha de multivacinação conta com a vacina pneumocócica 20-valente (Pneumo 20), incorporada em junho ao Calendário Nacional de Vacinação.

O imunizante amplia a proteção contra doenças provocadas pelo pneumococo, incluindo pneumonias e meningites, e é indicado para crianças menores de 5 anos, de acordo com o esquema vacinal.

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 180 milhões de doses de vacinas já foram distribuídas para garantir a imunização da população ao longo deste ano.

Atenção especial ao sarampo em São Paulo

A campanha também reforça a vacinação contra o sarampo, diante do aumento de casos na Região das Américas e do risco de casos importados no Brasil.

Em São Paulo, Guarulhos e São Bernardo do Campo, o Ministério da Saúde mantém a estratégia de vacinação indiscriminada contra a doença para pessoas entre 6 meses e 59 anos.

Entre 3 e 14 de agosto, mais de 529,8 mil doses da tríplice viral foram aplicadas nos três municípios. Desse total, 87,2 mil foram destinadas a crianças de 5 a 11 anos.

O Brasil recuperou, em novembro de 2024, a certificação de eliminação da circulação endêmica do sarampo e mantém esse status. A vacinação é considerada fundamental para reduzir o risco de reintrodução da doença.

Quais vacinas estarão disponíveis no Dia D?

A oferta inclui BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócicas 10 e 20-valente, meningocócicas C e ACWY, influenza, Covid-19, febre amarela, tríplice viral, varicela, DTP, hepatite A, dT, HPV e dengue, conforme indicação para cada faixa etária.

A orientação é que pais e responsáveis levem a caderneta de vacinação para que os profissionais de saúde verifiquem quais doses precisam ser atualizadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.