Barueri amplia programa de auxílio a ex-moradores em situação de rua

O Programa Renascer, idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade Estrela Guia e pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), oferecer oportunidades de cursos e emprego a pessoas que já estiveram em situação de rua e hoje estão abrigadas na Cáritas – Casa São Francisco de Assis.

 
Os bolsistas da primeira edição participaram da cerimônia de boas-vindas à segunda turma, com 26 pessoas, no final de fevereiro. O evento foi realizado na SADS e contou com a participação de todos os parceiros do projeto.

Laurindo Miranda, integrante do programa, deixou uma mensagem para os novos bolsistas. “Espero que nenhum de vocês desista, não joguem fora essa oportunidade. Eu venci e todos vocês devem persistir. Depois de 50 anos sem pisar numa escola, fiz a prova do ENCCEJA e em agosto pretendo fazer o ensino médio”.

Presidente do Fundo Social e idealizadora do ReNascer, Sônia Furlan emocionou-se ao falar aos bolsistas da primeira e da segunda fase. “Eu disse que vocês seriam inspiração, e vejam, os novos estão aqui por causa de vocês”. Sônia garantiu que não teria conseguido êxito sem a ajuda de uma grande equipe e de muitos parceiros que se preocuparam de verdade. Ela destacou que todos os bolsistas têm condições, competência e espírito de luta. “Não se sintam sozinhos. Foi difícil chegar onde chegaram, mas não vai ser difícil sair de onde estão.”

Programa ReNascer
Os bolsistas da primeira turma fizeram cursos de jardinagem e pet shop. Aos integrantes da segunda turma serão oferecidas aulas de manutenção e pequenos reparos e de portaria e recepção. Os cursos começam na segunda-feira (dia 11). O ReNascer iniciou em maio do ano passado e foi instituído por lei. Após o curso, os participantes começam a trabalhar, ganham bolsa-auxílio, vale-transporte e vale-alimentação. Nesta edição será disponibilizada a possibilidade de aumento na carga horária de 4 para 6 horas e aumento proporcional na bolsa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.