Prefeito Rogério Lins inaugura a segunda fase do COI e amplia sistema de monitoramento em Osasco

A segunda fase do Centro de Operações Integradas (COI) já está funcionando  com novas câmeras e softwares capazes de captar, entre outras informações, a circulação pela cidade de veículos roubados, Osasco deu mais um passo em direção à prevenção e redução da criminalidade e à mobilidade urbana municipal. O monitoramento será feito 24 horas todos os dias.

A cerimônia aconteceu na quarta-feira (8), na sede do próprio órgão e contou com as presenças do prefeito Rogério Lins, da primeira-dama, Aline Lins, do secretário de Segurança e Controle Urbano, José Virgolino de Oliveira, demais secretários municipais, adjuntos, vereadores e representantes das polícias Civil e Militar.

Este moderno recurso tecnológico também é integrado ao Detecta, sistema de inteligencia da Polícia de São Paulo, e as informações são compartilhadas entre os municípios da região. Além disso, empresas e condomínios poderão ter acesso a imagens por meio de software disponibilizado pela central.

 Lins afirmou ser mais um passo importante que ajudará a baixar os índices de criminalidade no município. “Assim que houver alerta no COI, a viatura mais próxima da ocorrência é acionada para efetuar a busca e apreensão imediata. Essa ferramenta eficiente de prevenção e repressão à criminalidade foi implantada para trazer mais segurança às famílias osasquenses”, enfatizou .

O secretário de Segurança e Controle Urbano, José Virgolino, destacou que o município recebe investimentos tecnológicos necessários à prevenção da violência e repressão à criminalidade, além do aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal.  “Estamos otimizando, racionalizando e potencializando  o uso de nossos recursos humanos e materiais, empregados no serviço público. Hoje nossos agentes de campo e suas viaturas estão equipadas totalmente com tecnologia da informação e da comunicação, moderna, integrados à radiocomunicação digital ao sistema de GPS, favorecendo a agilidade e dando um tratamento diferenciado à população osasquense”.

Barueri é referência

Rogério Lins  revelou, que conversou com o prefeito Rubens Furlan e buscou referência em Barueri para implantação do COI e demais investimentos em Segurança. 

A secretária de Segurança e Mobilidade Urbana de Barueri, Regina Mesquita, participou da cerimônia e elogiou a iniciativa da Prefeitura de Osasco. “Nós estamos fazendo contato com as cidades da região para que se unam,e que possamos fazer um trabalho em conjunto com os  municípios da região oeste . Porque, se  estamos com uma ocorrência em Barueri e essa ocorrência atravessa o nosso limite, já temos esse contato feito para uma ação em conjunto com Osasco, Carapicuíba, Santana de Parnaíba. É um avanço muito grande”, declarou.

Após apresentação de um vídeo com detalhes da Central de Operações Integradas, o prefeito Rogério Lins e autoridades visitaram as instalações e conheceram um pouco do funcionamento dos equipamentos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.