Aparelhos de última geração agilizam atendimentos no PS Central de Barueri

As novas aquisições na área da Saúde em Barueri garantiram mais qualidade no atendimento do Pronto-Socorro Central, como diagnósticos médico mais detalhados. A unidade colocou em funcionamento o novo tomógrafo de última geração, com capacidade para fazer 1.200 exames ao mês, além de dois aparelhos de raio-X digitais, igualmente dotados da mais alta tecnologia.
A tomografia computadorizada era esperada há muito tempo e a compra é fruto da emenda parlamentar 27970012, indicada pela deputada federal Bruna Furlan (PSDB).
Adaptado para o atendimento de pronto-socorro, o tomógrafo é destinado a tomografias sem contraste, de acordo com solicitação médica em casos de fraturas, lesões e similares.
“São equipamentos novos, modernos, melhores para ajudar no diagnóstico médico. Há mais agilidade no atendimento, porque esses exames não eram feitos aqui no pronto-socorro, os pacientes tinham que ir para o hospital, um procedimento que demorava horas e que agora é bem mais ágil, com atendimento de pelo menos 40 casos ao dia e resolução muito maior”, destaca o diretor médico do PS, Antonio Carlos Rahal.

Raio X digitalizado
O pronto-socorro também recebeu dois aparelhos de raio X digitais – um para o PS Infantil e outro para o PS Adulto, em substituição ao antigo, que ainda faz uso de chapas. Além de mais rápido, o exame tem uma resolução muito melhor, podendo a imagem ser analisada de vários ângulos tanto impressa quanto na tela do computador do médico. Calcula-se que haverá uma economia de 50% em gastos com insumos com relação ao equipamento antigo.
A nova tecnologia já foi utilizada há poucos dias pelo jovem Gabriel, de 11 anos. Sua mãe, Ana da Conceição S. P. Rodrigues reconheceu o benefício. “O PS de Barueri é um dos primeiros. Eu tive dois filhos aqui, já operei, minha mãe já operou aqui e não tenho o que falar dos hospitais de Barueri. Por isso que muita gente vem de fora pra cá”, disse a munícipe.
Mensalmente, passam pelo PS Central mais de 47 mil pessoas. Mas a procura tem aumentado, já que no mês de abril passaram de 50 mil atendimentos, sendo 36 mil no Adulto e 14.500 no Infantil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.