Prefeitura de Cotia e Iphan assinam termo de cooperação para potencializar o turismo

Recentemente, a Prefeitura de Cotia e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) assinaram um termo de cooperação que visa o desenvolvimento de ações conjuntas no turismo com vistas à conservação e à revitalização do patrimônio histórico, artístico e ambiental formado pelas sedes e pelas áreas dos Sítios do Mandu e do Padre Inácio. Com a assinatura do termo, Prefeitura e Iphan passam a compartilhar da gestão dos imóveis, que são propriedade do Iphan e são tombados pelo Patrimônio Histórico.

O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado tem vigência de 60 meses e prevê que o Iphan apoie o município na capacitação técnica de monitores, garante acesso da Prefeitura a todo o complexo que formam os dois sítios, além do apoio na elaboração de programas de ações culturais que serão desenvolvidos no local, entre outros.

“Estes sítios são riquezas históricas da nossa cidade e queremos levar as pessoas a conhece-los. Buscamos fomentar o turismo com visitas monitoradas e a assinatura do termo é um importante passo que damos neste sentido”, disse José Genival dos Santos, Secretário de Turismo.

A Secretaria de Turismo iniciou, em 2017, as tratativas de parceria com o Iphan e, desde então, realizou diversas reuniões com representantes do Instituto. “Nessas reuniões elaboramos um planejamento de ações para resgatar e disseminar os valores culturais e históricos das casas bandeiristas e sua preservação, conservação e utilização”, destacou José Genival. De acordo com ele, a administração municipal trabalha para, em breve, transformar em museus os dois casarões históricos. “Este é um sonho partilhado com o Conselho Municipal de Turismo que teve papel fundamental na formatação do termo assinado com o Iphan”, concluiu o secretário.

Por enquanto, apenas o Sítio do Mandu, que fica no bairro Jardim Caiapiá, está aberto para visitação. As visitas podem ser feitas todos os dias, das 9h às 17h. Para realizar visita guiada, basta entrar em contato com a Secretaria de Turismo e agendar pelo telefone 4614-2952.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.