Campanha de vacinação contra a febre amarela terá “Dia D” neste sábado

Para reforçar a campanha de vacinação contra a febre as cidades da região participam neste sábado, 29 de junho do “Dia D”, quando os postos funcionam das 8h às 17h. Osasco e Cotia divulgaram a ação.

“A imunização é a principal forma de proteger a população contra a febre amarela. Por isso, é imprescindível que todas as pessoas ainda não imunizadas aproveitem essa campanha e tomem a vacina”, alerta a diretora de Imunização da Secretaria Estadual da Saúde, Helena Sato.

Devem consultar o médico sobre a necessidade da vacina os portadores de HIV positivo, pacientes com tratamento quimioterápico concluído e transplantados. Não há indicação de imunização para grávidas, mulheres amamentando crianças com até 6 meses e imunodeprimidos, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticóides em doses elevadas (como por exemplo Lúpus e Artrite Reumatoide). Em caso de dúvida, é fundamental consultar o médico.

Todo o território já tem recomendação da vacinação contra a febre amarela, devido à circulação do vírus silvestre. Nos dois últimos anos (2017-2018), mais de 21 milhões de pessoas foram vacinadas contra febre amarela em SP, número três vezes maior que o total de doses aplicadas na década anterior – 7 milhões de pessoas foram imunizadas entre 2006 e 2016.

Osasco: Serão montados três pontos –  Central, Zonas Norte e Sul da cidade com atendimento das 8 às 16 horas.  No Centro, as vacinas estarão disponíveis em um posto volante no Osasco Plaza Shopping, que fica na rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, 81. Na Zona Sul, a campanha acontece na UBS Maria Pia de Oliveira, na rua  Saturno, 48, no Santo Antônio. Na Zona Norte, na UBS José Groff, na avenida Bandeirantes, 550, no  Aliança.

Cotia: As Unidades Básicas de Saúde Caucaia do Alto e Atalaia abrirão das 8h às 17h, para vacinação exclusiva contra a Febre Amarela. Além disso, será montado um posto volante de vacinação no Sacolão Municipal, ao lado do Ginásio Municipal de Esportes, das 9h às 16h.

Santana de Parnaíba:  Todas as UBSs e USAs estarão abertas das 8h às 17h. É importante ressaltar que os munícipes precisam levar a carteira de vacinação. Até o momento, a cidade não registrou nenhum caso da doença, nem em 2018 e nem neste ano de 2019. A vacina será aplicada em dose única.

Barueri: Graças ao empenho das equipes de Saúde e a colaboração da população, o município alcançou uma cobertura vacinal contra a febre amarela de 99,4% e devido ao desempenho positivo não participará da campanha. Porém, as doses continuam disponíveis nas UBSs como é de padrão.

Até o momento, a cidade não registrou nenhum caso da doença

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.