Projeto mães cuidadoras e programa de geração de renda formam turmas nos cursos gratuitos em Barueri

O Fundo Social de Solidariedade de Barueri Estrela Guia em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social realizou na terça-feira (2) as formaturas das turmas participantes nos cursos oferecidos no Projeto Mães Cuidadoras, que garante apoio a famílias com filhos portadores de deficiências, e também dos programas de geração de renda.
As mães de filhos especiais receberam treinamento gratuito nos cursos de panificação, confeitaria e gastronomia, além de todo apoio na comercialização dos produtos artesanais.
Os alunos dos cursos de capacitação profissional nas áreas beleza, como assistente de cabeleireiro, barbeiros, maquiagem, manicure e pedicure, design de sobrancelha, estética facial, estética corporal e depilação, além de informática, artesanato, entre outros, também receberam certificados.
Sempre com muita emoção e carinho, além dos formandos, a cerimônia reuniu autoridades do município, convidados parceiros da ação, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Sônia Furlan e a secretária de Desenvolvimento Social, Adriana Bueno Molina, estiveram presentes.
O público teve oportunidade de ouvir depoimentos de participantes das ações. Os produtos fabricados pelas mães são comercializados em feiras, eventos em secretarias municipais. “Quero agradecer a primeira-dama pela oportunidade, aprendemos muito, desde a parte da produção, a entender sobre vendas, a valorizar a capacitação e vamos sair deste projeto com uma formação muito grande”, declarou a participante do Projeto Mães Cuidadoras.
Abigail Queiroz Pereira, aluna curso de artesanato, também agradeceu a oportunidade. “Meus sinceros agradecimentos à atual gestão do prefeito Rubens Furlan e a sua esposa Sônia Furlan, em nos proporcionar cursos de excelente qualidade, parabenizo a todos os professores que fizeram parte do processo para que estivéssemos aqui hoje. Meu curso foi de grande valia e fez com que descobríssemos nosso potencial”, declarou.
A secretária Adriana falou sobre a importância do trabalho. “Fico sempre muito emocionada, porque no nosso dia a dia a gente convive com a dificuldade das pessoas, com o sofrimento e quando a gente vê que um projeto deu certo e conseguiu modificar a vida das pessoas ficamos muito felizes. Parabéns a todos os formandos. O projeto social não é só mudança na condição, mas é a convivência e aí se forma um laço e uma amizade. Quero agradecer a toda equipe, a cada um que se dedica e faz com que este sonho se torne realidade”, disse.
Sônia Furlan agradeceu a presença de todos e falou sobre a alegria de poder desenvolver o Projeto Mães Cuidadoras e as demais ações. “Para nós, as conquistas de vocês são mais importantes do que as dificuldades que nós enfrentamos para conseguir fazer acontecer. Usar a oportunidade do poder que temos nas mãos para transformação e foi isso que sempre fiz quando estive à frente do Fundo Social, buscar oportunidade para oferecer qualidade de vida. Nosso trabalho é atender pessoas carentes, um trabalho difícil, que exige qualidade, solidariedade e responsabilidade. Quando planejamos o programa de capacitação gratuita, pensamos de uma maneira que tivessem condições de colocá-los nos mercado de trabalho para que vivessem com mais qualidade. Agradeço a todos nossos professores e nossa equipe, que acompanham as mães que nos procuram e têm filhos com deficiência, que enfrentam muita dificuldade e tivemos o pensamento de fazer este projeto, que passou por várias adaptações para se adequar às necessidades delas. É um orgulho, hoje, para nós, saber que elas estão vendendo produtos nas feiras de gastronomia, nos shoppings e nas nossas secretarias, que abriram suas portas. Tivemos a ajuda de muita gente, mas, acima de tudo, tivemos ajuda de Deus para que a gente não desistisse”.
A primeira-dama de Barueri também informou que o Fundo Social e a Secretaria de Desenvolvimento Social devem iniciar uma novo ciclo de cursos gratuitos em parceria com o Sebrae, e também lançar a segunda edição do Mães Cuidadoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.