Cotia lembra o Dia de Proteção à Floresta com plantio de espécies da Mata Atlântica

Nesta quarta-feira (17/07), quando se comemora o Dia de Proteção às Florestas e o Dia do Protetor de Florestas (Curupira, conhecido por proteger as matas), a Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária de Cotia realizou o plantio de espécies arbóreas floríferas e frutíferas do bioma da Mata Atlântica. O local escolhido para celebrar a data foi o Viveiro Municipal Parque Curupira, que passa por reforma e está ganhando um bosque às margens de um lago que existe no local.
“Não poderíamos deixar a data passar em branco. É uma forma de ratificarmos a nossa preocupação com a preservação do Meio Ambiente e das áreas verdes em nossa cidade”, completou Gemente. O plantio foi realizado por gestores ambientais da própria secretaria e por funcionários do Viveiro Municipal. Foram plantadas quaresmeira, pitanga, cabeludinha e araçá.
O Dia de Proteção à Floresta e do Protetor de Florestas foi criada para conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação das florestas. E por falar em floresta, Cotia tem o privilégio de abrigar a Reserva Florestal Morro Grande, um patrimônio natural que contempla as represas Cachoeira das Graças e Pedro Beicht, além das bacias inferior e superior do Rio Cotia. “Esta Reserva é uma riqueza natural que temos o privilégio de ter ao nosso lado. É tombada pelo Condephaat [Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueólogo e Turístico] e o lar de uma infinidade de espécies de animais e plantas”, disse o titular do Meio Ambiente e Agropecuária, Gustavo Gemente.

Cotia incentiva a ampliação de áreas verdes
A atual gestão municipal tem programas voltados para a ampliação de áreas verdes. Por meio do Cotia+ Verde, a Secretaria de Meio Ambiente mapeia os locais que vão receber árvores e uma equipe faz o plantio. Por outro lado, os moradores também podem retirar mudas de árvores frutíferas ou floríferas gratuitamente no Viveiro Municipal Parque Curupira.
Entre as espécies disponibilizadas estão: Pitanga, Quaresma, Araçá, Ipê Amarelo e Branco, Pau-ferro, Jenipapo e outras. As solicitações podem ser feitas diretamente no local, basta o morador apresentar cópia do RG, comprovante de residência e uma foto impressa do local onde será feito o plantio. Quem quiser retirar mais do que 15 mudas, precisa protocolar um oficio na Prefeitura especificando a área, a quantidade de mudas e apresentar os documentos exigidos.
O Viveiro Municipal fica na Avenida Benedito Isaac Pires, 1105, Maranhão e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.