Belém do Pará – Terra do Círio de Nazaré

Hoje a nossa atração turística é nacional, resolvermos dar destaque a uma cidade brasileira, pois afinal o Brasil também é turismo e dos bons.
A cidade escolhida para apresentarmos nesta edição é a cidade das mangueiras a metrópole da Amazônia, a nossa querida Belém.
Belém, uma das maiores cidades da região norte, com 1,5 milhão de habitantes. Fundada em 12 de janeiro de 1616, pelos portugueses, a cidade surgiu pela sua importância estratégica, daí a necessidade da construção do Forte do Presépio na margem da baía do Guajará.
A cidade cresceu graças à economia da borracha durante o período da Belle Époque, cuja influência pode ser percebida na arquitetura dos prédios do centro histórico. Hoje é uma cidade moderna que segue em ritmo frenético, porém ainda conserva as tradicionais fachadas dos casarões e das igrejas do período colonial.

O que vistar ?
Uma boa opção e começar conhecendo o mercado Ver-o- peso (candidato a uma das 7 Maravilhas do Brasi) com 388 anos de idade e é uma ótima opção para conhecer as cores e sabores da região. Lugar ideal para se provar as deliciosas frutas regionais como o açaí, bacuri e o cupuaçu.
E depois de visitar este mercado, ele pode seguir a pé até o Boulevard Castilhos França que leva o visitante até a Estação das Docas, um espaço construído nos anos 2000 para dar um novo significado ao antigo porto fluvial de Belém. Neste espalho você vai poder visitar lojas e restaurantes.
Outras atrações da cidade são: a Praça Frei Caetano Brandão, no bairro da Cidade velha, onde se pode conhecer mais duas atrações da cidade: a Catedral Metropolitana, que foi construída pelo arquiteto italiano Antônio José Landi em 1755 e serve como ponto de partida para o Círio de Nazaré e a outra é a igreja de Santo Alexandre, que abriga o Museu de Arte Sacra de Belém
Após visitar o museu, o turista pode caminhar pelo Complexo Feliz Lusitânia, onde a cidade começou, e aproveitar a noite para conhecer o Forte do Presépio e a Casa das 11 Janelas, onde há um espaço para exposições de arte e uma bela vista para o rio e o Teatro da Paz, um dos mais belos do Brasil.
E ainda tem o Museu Paraense Emílio Goeldi, que estuda a cultura e a natureza da sociedades da Amazônia, criado em 1866, o museu é uma instituição de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Além de ser um centro de referência de pesquisa e biodiversidade, o museu mantém um parque zoobotânico que ocupa um quarteirão.
O Museu da Gemas, no bairro do Jurunas, e onde o turista, conhecerá a riqueza mineral do Pará, inaugurado em outubro de 2002, em um prédio do sec. XVIII, onde funcionava o presidio da cidade. A ressignificação do espaço deu lugar ao museu e também ao polo joalheiro, onde são confeccionadas as coleções de biojóias dos artesãos paraenses, que é outra atração a parte.
E par finalizar, no bairro da cidade velha tem o Mangal das Garças, um espaço público que serve de santuário para aves como flamingos, gaviões e garças. O local ainda tem restaurante, mirante, orquidário e um borboletário que também serve de vivieiro para beija-flores.
A noite você pode fazer alguns programas para conhecer uma cidade diferente, como por exemplo, olhando para Belém a partir do rio: os passeios fluviais saem de um porto na Estação das Docas em horários regulares, sempre às 17h30 e 20h.


Após o passeio de barco o visitante pode aproveitar o resto da noite nos bares da estação, provando cervejas artesanais e tira-gostos regionais, feitos com pato e caranguejo.
Também fazem parte de Belém 39 ilhas, as mais conhecidas iIha de Combu, um local onde é possível experimentar culinária rústica e banhos de rio longe do movimento da cidade.
Já a ilha do Mosqueiro é ideal par quem busca praias com marolas de rio e apreciar uma boa tapioquinhas e cuscuz regional.
Mas apesar de todos esses lugares deliciosos para passear, o que atrai um maior número de turista para a cidade é a festa de Nossa Senhora de Nazaré, que acontece todos os anos no dia 08 de outubro e atrai milhões de devotos para a celebração do Círio de Nazaré.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.