Cotia realiza simulação de acidente que envolverá 150 profissionais de sete municípios

No próximo dia 13, a partir das 10h, acontecerá em Cotia uma simulação de Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV) de uma explosão de um caminhão tanque na empresa Coremal. A simulação será realizada pelo SAMU Regional Oeste Itapevi e Cotia e tem o objetivo de unir forças e preparar ainda mais os órgãos envolvidos e estudantes na atuação de emergência de grandes proporções.

As vítimas na simulação serão estudantes de enfermagem das escolas Vital Brasil e Faculdades Mario Schenberg. “É uma rica oportunidade para os estudantes, pois eles serão, durante todo o tempo de ação dos socorristas, orientados sobre os procedimentos e condutas corretas para cada caso”, disse Renata dos Santos, coordenadora do SAMU de Cotia.

Ela explicou que o acidente resultará em vítimas em quatro classificações, desde óbito no local, passando por graves ferimentos e fraturas, até escoriações e queimaduras leves. As vítimas serão atendidas pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros.

A simulação contará com ambulâncias do SAMU Itapevi, Cotia, Carapicuíba, Pirapora do Bom Jesus, Vargem Grande Paulista, Jandira e Santana de Parnaíba, além do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Demutran e Guarda Civil Municipal de Cotia. A Brigada de Incêndio da empresa Coremal será a primeira a atuar na ocorrência evacuando o local e solicitando apoio dos demais órgãos.

De acordo com o Secretário de Saúde de Cotia, Magno Sauter, este tipo de treinamento é fundamental para desenvolvimento de habilidades, gerenciamento das ações e para corrigir possíveis falhas. “Quando a ocorrência é real, não há espaço para falhas. São as simulações que permitem avaliarmos os resultados e melhorarmos ainda mais as ações e as condutas no dia a dia”, disse.

As vítimas serão encaminhadas para o Hospital Regional de Cotia, UPA Atalaia e PA São George onde acontecerão simulações internas com a participação dos profissionais destes locais.

Foto: Divulgação Secom Cotia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.